O que é template para WordPress e WooCommerce?

Não sabe o que é template para WordPress? E quanto ao WooCommerce? Tire todas as suas dúvidas e conheça melhor ambas as plataformas!

lista de templates para wordpress

WordPress, de forma resumida, é um sistema open source desenvolvido para que você, eu e todo mundo possa criar e gerenciar um blog, site, loja virtual e até aplicativos através da sua plataforma intuitiva e dinâmica.

Para quem não é desenvolvedor e planeja criar um site ou loja sem a necessidade de ser algo altamente exclusivo e único, utilizar de templates prontos pode baratear e acelerar seu projeto, e, ainda assim, atender as expectativas que foram criadas.

O planejamento e execução de um site do zero exige, na grande maioria das vezes, um orçamento maior, tempo maior e, às vezes, até dores de cabeça maiores ainda. Sendo que, muitas vezes, existe um template perfeito para o seu projeto de site, blog ou loja virtual que diminuiria drasticamente esses 3 quesitos.

Mas, afinal, o que é um template?

Template Para WordPress

Templates são modelos estruturalmente prontos para edição rápida e prática, ou seja, é um documento de conteúdo, seja visual, textual, codificação, entre outros, criado por desenvolvedores especializados, a fim de oferecer a estrutura de um projeto já pronto, permitindo que o editor final apenas altere coisas simples de personalização.

No caso de um template para WordPress, por exemplo, você encontrará modelos de sites, blogs e lojas virtuais criados por empresas e profissionais especializadas em desenvolvimento web.

A estrutura, design e funcionalidades já estão prontas, você só precisa hospedá-lo, instalá-lo no WordPress, editar o conteúdo, adicionar sua identidade visual (logo) e seu endereço web (domínio).

Existem milhares de modelos, então é praticamente certo que você encontrará o que precisa em uma loja de templates para WordPress como a ThemeForest. Inclusive, por existirem tantos modelos, com diversas opções de estrutura e funcionalidades, pesquise com calma para encontrar o que mais se encaixa no seu projeto, reduzindo a necessidade de edições, alterações e personalizações.

Então temos o WordPress, plataforma para gestão do seu site e templates de sites para WordPress, onde você encontra modelos prontos para criar seu projeto. Mas, e o WooCommerce, o que é?

Conheça o WooCommerce

Quem conhece o WordPress, sabe que é a plataforma ideal para gerenciar um blog ou um site, mas para quem precisava de uma loja virtual tinha que procurar outras plataformas.

Em 2011 criaram a WooCommerce, um plug-in open source desenvolvido especialmente para a WordPress, permitindo que você gerencie seu e-commerce na maior plataforma do mundo. Com um sistema simples e fácil de instalar e utilizar, hoje é responsável por 28% das lojas virtuais online no mundo, sendo o mais popular da web, com mais de 55 milhões de downloads.

Isso é resultado de um projeto com milhares de extensões que foram criadas para cada tipo de e-commerce com suas particularidades, atendendo empresas como Facebook, Amazon, PayPal e FedEx, por exemplo.

Os templates de lojas virtuais para WordPress utilizam da plataforma WooCommerce para desenvolvimento das funcionalidades especificas do segmento. Então vale pesquisar muito sobre cada template e suas funcionalidades para garantir que seu projeto tenha tudo o que você planejou, pois existem funções especificas para alguns tipos de lojas, como clube de assinatura, produtos digitais, formas de pagamento e etc.

As Vantagens do WordPress + WooCommerce

  • Custo – existem templates gratuitos e versões do plug-in gratuitos também. Talvez não seja o ideal para você, mas já percebe-se que o custo pode ser até zero.
  • Profissionalismo – por questões de custo (e por não conhecer o WooCommerce) você pode acabar pedindo para algum conhecido com um pouco de conhecimento, ou até seu sobrinho, fazer uma loja virtual. Têm também plataformas que facilitam você criar sua loja virtual. A verdade é que nenhuma das opções anteriores vai entregar o profissionalismo que um bom template desenvolvido por um bom profissional.
  • Agilidade – a parte difícil já fizeram, depois de achar o template ideal, seu projeto já está bem encaminhado, economizando tempo e dinheiro.
  • Otimização – os desenvolvedores conhecem as técnicas SEO que o Google exige para seu site ficar bem posicionado, por isto, muitos templates são otimizados para ajuda-lo nesta questão.

Se você quiser saber um pouco mais sobre templates para WordPress e sobre o WooCommerce, o Fabio Lobo fez um post bem didático sobre o tema que pode ajudar você entender ainda mais sobre o assunto, é só clicar aqui!

Se preferir pesquisar por alguns templates, aqui você consegue pesquisar os melhores modelos do catálogo da ThemeForest por categoria e segmento. Clica aqui e confira!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário