Site para escritório de Arquitetura e Urbanismo: modelo e dicas

Saiba como criar um site para escritório de Arquitetura e Urbanismo de sucesso! Mostre seu portfolio para o mundo e conquiste clientes.

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

Sabia que um bom site para escritório de Arquitetura e Urbanismo pode garantir o sucesso de um profissional do ramo? A criação do portfólio é um pilar fundamental na hora de diferenciar um profissional dos demais.

Tendo em vista que a concorrência está acirrada no mercado, quanto mais bem elaborado for o portfólio de arquitetura, maiores serão as chances para alcançar o tão sonhado cargo de arquiteto.

Mas como desenvolver um bom portfólio de arquitetura? Quais são as informações essenciais? O que não pode faltar? É exatamente sobre essas questões que falaremos a seguir.

Dicas para montar um site para escritório de Arquitetura e Urbanismo

Pra começar, veja 5 dicas fundamentais para construir um portfólio de arquitetura impossível de ser ignorado!

1 – Invista tempo na criação de uma apresentação impecável

A apresentação é tão importante quanto o restante do conteúdo.

Aliás, essa é uma forma de garantir que o interessado não descarte logo de cara o seu portfólio. A programação visual e a disposição dos elementos chamam muito a atenção e são fatores que demonstram os reais conhecimentos do profissional.

Páginas com muito conteúdo acabam por poluir a imagem da apresentação. Tudo deve ser apresentado sem enrolação, de maneira clara e objetiva.

Portanto, escolha as informações mais relevantes e os cases de maior impacto para inserir no topo da apresentação e tome cuidado com o layout, tipografia e estrutura geral da página.

2 – Layout

Esse detalhe é tão importante que necessita de um tópico individual para ressaltar suas particularidades.

Lembre-se sempre: menos é mais. Dessa forma, tente evitar desordem no layout do seu portfólio e não tenha medo dos espaços em branco.

A construção das imagens, montagens e complementação de conteúdo precisam estar bem alinhados e bem diagramados de forma que todo mundo compreenda perfeitamente o que você quer transmitir.

Não esqueça de aplicar as regras de usabilidade e legibilidade de layout. São elas que ajudarão seu portfólio a manter uma consistência visual ao longo de todas as páginas, tornando-o mais atrativo.

3 – Criatividade e praticidade

Se você pensa em criar um portfólio online, precisa saber que nem toda organização tem um profissional disponível para avaliar minuciosamente cada portfólio. Sendo assim, é importante que você disponibilize também uma versão do seu portfólio em PDF para download.

O PDF facilita a exploração do seu portfólio e o interessado ou recrutador pode avaliar com mais calma o seu trabalho. Ao mesmo tempo que a criatividade é essencial no seu portfólio de arquitetura, ela não pode sobrepor todo o trabalho que está sendo mostrado.

4 – Seleção de imagens

O visual do seu portfólio é a chave para te tornar uma grande referência profissional no ramo de arquitetura. Dessa forma, tente encontrar um equilíbrio entre os diferentes tipos e estilos de imagens.

Aliás, suas imagens precisam ter uma identidade própria, no qual qualquer pessoa que olhe consiga identificar que se trata do seu trabalho.

Demonstre nas imagens que você é capaz de produzir desenhos e esboços técnicos cheios de detalhes, mas não exagere nos desenhos. Basta apenas 1 modelo para cada projeto.

Por outro lado, imagens de renderizações fotorealistas sempre impressionam. Monte seu portfólio dessa forma para demonstrar todas as suas habilidades arquitetônicas.

5 – Demonstre a flexibilidade do seu trabalho

Se você é um profissional que trabalha com diversos nichos, precisa demonstrar isso no seu portfólio.

Exponha de maneira clara e criativa diferentes ambientes que você já obteve sucesso.

Por outro lado, se você quer atingir uma determinada área de interesse, vale a pena priorizar projetos somente de um tipo de segmento. Mas sempre deixe uma lembrança de que você é capaz de desenvolver qualquer tipo de projeto para eventuais necessidades.

Vale a pena criar um site de Arquitetura e Urbanismo?

ilustração de projeto de arquitetura e urbanismo

Ter um site profissional ou portfolio já foi caro e difícil, e na maioria das vezes era preciso utilizar soluções gratuitas e limitadas. Com um projeto em WordPress você pode ter seu site do seu jeito em minutos, sem precisar contratar um profissional.

Arquitetos são cada vez requisitados no mercado de trabalho. Um exemplo é a norma de reformas da ABNT (NBR 16.280:2015), que privilegia o trabalho de um profissional da área – o que evita acidentes graves em construções em geral.

Continuando com o exemplo acima, muita gente não conhece um arquiteto. Nessas horas, o que vem à cabeça? “Procurar no Google”, claro. Então, ter um site bem feito e completo, principalmente destacando a região onde o profissional atende, é imprescindível. Além disso, com um site você pode apresentar seus trabalhos sem a necessidade de carregar pastas ou marcar reuniões só pra isso.

Veja alguns exemplos de sites reais da área de arquitetura e inspire-se:

Referências: exemplos de sites para escritório de Arquitetura e Urbanismo

Com um belo design de cartão de visitas, o profissional de arquitetura já atrai ainda mais um possível cliente. Mostrando o currículo preenchido com as oportunidades que já teve, as chances de conseguir fechar contrato aumentam.

Agora quando o arquiteto possui e decide mostrar o portfólio online, é difícil não surpreender o cliente e se destacar em meio aos diversos profissionais que já existem.

Então, é sempre bom estar atento à “concorrência” e pesquisar por modelos de portfolio de arquitetura para que o seu seja ainda melhor.

Não há dúvidas de que um portfólio online de arquitetura possa trazer mais benefícios para o profissional desta área. Isto porque, é uma ferramenta onde é possível explorar imagens e os arquitetos trabalham muito com este tipo de perspectiva.

Project Architecture Company

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

O portfólio da Project é bem simples. Ao rolar o mouse, as imagens dos projetos vão surgindo, uma ao lado da outra. Desta forma, ao chegar no rodapé da página principal, todos os principais ou mais recentes projetos são apresentados por foto.

Ao clicar em qualquer uma das imagens, o leitor é levado até a página específica daquele projeto selecionado.

Nesta área, além das imagens do projeto pronto, há também figuras das plantas e um espaço para que o arquiteto responsável escreva sobre o seu trabalho. Esta é uma ótima forma de mostrar não só o trabalho pronto, mas também o conhecimento técnico que se tem.

HB Arquitetas Associadas

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

As arquitetas Heloisa Bocorny, Raquel Hagen e Tatiana Steffler integram a equipe da HB Arquitetas Associadas. No site que reúne os portfólios das três especialistas é possível ver logo de cara um slide com mais de 20 fotos em alta qualidade de projetos desenvolvidos por elas. Dando destaque as imagens que exemplificam o trabalho.

Com relação as categorias, é possível encontrar um espaço da Home, com o slide; Empresa, para explica como funciona o negócio e informar quem está à frente da HB; Projetos, que se divide em “Residencial” e “Comercial”; Contato, para quem desejar contratá-las ou tirar dúvidas; e, por fim, News, espaço dedicado as notícias sobre a arquitetura.

Gensler

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

De acordo com uma pesquisa elaborada pela BDOnline, Gensler é a maior empresa de arquitetura do mundo. Isso porque faturou o empreendimento possui 800 arquitetos a mais que as demais empresas do ramo e tem uma renda de um bilhão -1,5 bilhões de dólares.

Também por esta razão, o site da empresa é simples. Além do banner na página inicial, há ainda materiais sobre os projetos desenvolvidos. Em cada item desses últimos, existem uma seleção de trabalhos produzidos.

Rogério Perez

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

Arquitetura, Interiores e Paisagismo. Tudo isso o Rogério Perez adotou não só no currículo, mas também no próprio portfólio.

Com imagens de diferentes tamanhos na home, o arquiteto ainda optou por textos curtos que intercalam as fotografias do site.

Hksinc Architects

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

A primeira visão do leitor no portfólio da Hksinc é um banner que passa automaticamente, mas que pode ser controlado pelo visitante. Além das imagens presentes nesse espaço, há mais seis distribuídas em duas fileiras de três cada, local reservado para os projetos já elaborados.

Cada projeto tem um texto acompanhando as imagens de execução do trabalho. O erro talvez, tenha sido a escolha por textos grandes, o que pode ser visto como cansativo para um cliente. Descrições curtas são mais eficientes e atingem melhor o público.

Bernardes Arquitetura

printscreen de site de arquitetura e urbanismo

Este site investiu completamente em imagens. A primeira vista, há apenas fotos dos trabalhos desenvolvidos pelos arquitetos responsáveis.

Para ver os demais projetos, é necessário clicar na categoria, o que vai redirecionar o internauta para uma página repleta de imagens catalogadas por data.

Em cada projeto há uma ficha técnica, dando os créditos a cada profissional que participou da elaboração dos trabalhos.

Benefícios de ter um portfolio online de arquitetura e urbanismo

Fotografias e projetos com plantas são alguns dos elementos mais utilizados por um arquiteto para divulgar seu trabalho para novos clientes.

Por isso que ter um espaço online, de preferência um portfólio moderno, é uma excelente maneira de expandir os trabalhos, crescer profissionalmente e ainda conseguir fechar mais negócios.

Os modelos de portfolio de arquitetura mostrados anteriormente são exemplos bem típicos encontrados na internet, pois há claramente uma preferência em destacar as imagens.

Esta pode ser uma maneira de atrair ainda mais o cliente, expondo fotografias em alta qualidade e de ângulos que favoreçam o trabalho desempenhado pelo arquiteto.

Tema WordPress: stargaze

printscreen de modelo de site arquitetura

Para quem está precisando apresentar trabalhos de arquitetura, um site com fotos grandes e áreas para descrever os projetos é indispensável. E é justamente o que esse modelo de site, chamado “stargaze“, tem a oferecer.

Versátil, esse modelo pode ser utilizado até mesmo em sites de urbanismo, design de interiores e decoração. Ou seja, se você presta mais de um tipo de serviço, ou não necessariamente é um arquiteto, esse template é a escolha certa.

O stargaze traz já pronto quatro tipos diferentes de página inicial: duas com um tipo diferente de animação para o slideshow, uma com um vídeo de destaque e outra com uma foto animada em destaque. A home traz ainda diversos tipos de destaques e chamadas, uma lista de clientes e uma tabela de preços.

Há também dois modelos diferentes para a página de serviços – idem para o blog – e quatro modelos para a página de trabalhos, ou portfolio.

Saiba mais sobre o template stargaze

Esse template serve tanto para escritórios de arquitetura quanto para profissionais independentes. O modelo também pode ser adaptado e ser utilizado apenas como blog sobre a área.

Se sua intenção é ter um portfolio com seus trabalhos, além de uma área sobre seus serviços, o stargaze é ideal por ter sido planejado para o nicho de Arquitetura. Nele a apresentação de imagens é bem valorizada, e em cada página do portfolio é possível adicionar mais de uma imagem e uma descrição detalhada do projeto.

Como usar esse template de site para arquitetos?

Basta adquiri-lo neste link aqui e ter o WordPress instalado em sua hospedagem!

Ideias para sites do nicho de Arquitetura

Se você precisa de um site ou blog para a área de arquitetura mas ainda não tem um plano em mente, podemos te ajudar com algumas sugestões.

Site sobre arquitetura

Você pode falar sobre arquitetura sem necessariamente vender serviços da área. Ou seja, seria um site voltado para o segmento. Exemplos:

  • Site sobre arquitetura e urbanismo
  • Site com cursos de arquitetura
  • Site sobre arquitetos famosos

Nos exemplos acima você foca em um nicho específico e pode trabalhar de diversas formas, sendo criando conteúdo sobre a área ou até mesmo cursos.

Site profissional de arquiteto

Se você for um profissional da área, nada mais justo que ter um site com seu portfolio. Exemplos:

  • Portfolio de arquiteto
  • Site de escritório de arquitetura
  • Site de serviços de consultoria em arquitetura

Com os exemplos acima o foco é no cliente – ou na prospecção de. Ou seja, você apresenta seus serviços.

Texto enviado pelo parceiro Criar Portfolio.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário