Como montar um portfólio para divulgar trabalhos e serviços online

Precisando divulgar trabalhos e serviços online? Confira como um portfólio deve ser feito e aprenda mais sobre divulgar o trabalho de forma online.

Empregado ou não todo mundo almeja ser considerado um bom e requisitado profissional. Uma forma de conseguir isso é montando um portfólio online para divulgar trabalhos e serviços. Consequentemente, há a possibilidade de alcançar ainda mais clientes e fechar novos contratos.

No entanto, mesmo com o poder do portfólio não são todos os profissionais que sabem o que é e qual a importância de ter este tipo de apresentação dos trabalhos. Por isso, antes de saber como utilizá-lo para fins comerciais, é necessário entender um pouco mais sobre o funcionamento desta plataforma.

Este artigo, além de contemplar ainda mais o conhecimento dos profissionais já experientes, também é um suporte importante na vida dos principiantes. E aqui não importa a área do especialista, pois para cada função, certamente haverá um portfólio específico.

Afinal, o que é e quais sãos tipos de portfólio?

Um portfólio, nada mais é, do que uma lista ou coleção de trabalhos idealizados por determinado profissional. Não importa a área de atuação do especialista, qualquer um pode ter um portfólio para organizar os seus serviços e apresenta-los de forma mais atrativa para os possíveis clientes.

Por esta razão existem vários tipos de portfólio, uma vez que cada um abrange a necessidade do profissional em questão. Por exemplo, existe o portfólio profissional, geralmente utilizado por pessoas que trabalham como freelance. Nesta coleção, é possível anexar os projetos feitos pelo especialista de uma maneira mais objetiva. Em resumo, trata-se de uma apresentação do currículo em prática.

Além desse tipo, existem vários outros, como: o portfólio estudantil, feito quando o profissional ainda está na faculdade mas já faz trabalhos comerciais ou acadêmicos mesmo; portfólio empresarial, um modelo de apresentação dos trabalhos feitos por determinada empresa e não por cada profissional que desempenhou algum papel na construção da “peça de mostruário”; e o portfólio de aprendizagem, ideal para quem não possui experiências, mas mesmo assim quer desenvolver os conhecimentos que possui.

Dentre todos esses tipos de portfólio o de profissional é o mais requisitado. Isto porque, serve para que o próprio trabalhador tenha autonomia sobre os serviços e ainda desenvolva novos projetos, independentemente de cliente ou aprovações.

Criar um portfólio para divulgar trabalhos e serviços

Depois de entender o que é um portfólio e saber quais são os tipos que existem, o interessado deve buscar ajuda para criar a própria coleção de trabalhos online. Mas, como fazer isso no universo que é a internet? Pensando nesta necessidade que as pessoas possuem, a FicaOn sugere templates específicos para contemplar a função de portfólio.

São diversos modelos para quem deseja criar um portfólio online, divulgando serviços e trabalhos. Para basear o interessado, alguns tipos são elencados a seguir de acordo com a função que oferecem ao cliente:

site criativo

Modelo de site criativo

A primeira impressão de um site criativo é que ele abriga peças com criatividade, mas neste caso o nome do template em questão refere-se ao termo criação. Em outras palavras, é um site que prioriza dar destaque aos projetos dos profissionais em forma de imagem.

Designers, fotógrafos, arquitetos, publicitários e outros profissionais podem se beneficiar com esse tipo de portfólio. Isto porque, os serviços prestados por estes especialistas são, em sua grande maioria, feitos em imagens. Além disso, organizações não governamentais (ONGs), artesãos e até empresas que trabalham diretamente com vendas, podem usufruir com sucesso deste tipo de site.

site portfolio

Modelo portfólio

Como o próprio nome já diz, este site é ideal para quem deseja ter um portfólio. Assim como o anterior, este também dá preferência para imagens, deixando-as em destaque. Além disso, os mesmos profissionais já citados anteriormente podem ter neste tipo de template uma versão ideal para oferecer os serviços online.

site pessoal

Modelo de site pessoal

Este tipo de site é perfeito para quem deseja falar de si mesmo, seja um político, escritor, jornalista, etc. Porém, também pode ser usado por empresas que desejam vender seus produtos. Neste template, o usuário pode escrever sobre hobbies, expor o próprio currículo e até mesmo explorar imagens.

Dicas para criar um portfólio e divulgar trabalhos e serviços online

Engana-se quem acredita que ter um site para expor o portfólio é suficiente para conseguir divulgar os trabalhos e serviços. Além de utilizar o WordPress, o profissional precisa realizar algumas atividades para rodar o seu próprio conteúdo e trabalho. Abaixo é possível conferir algumas dicas para quem deseja criar um portfólio:

  • Selecionar alguns trabalhos: Para divulgar os serviços é necessário escolher um bom material. O portfólio serve como uma vitrine real do trabalho do profissional, por isso é indicado separar alguns serviços já prestados;
  • Diversificação é a chave: Apostar em pluralidade de trabalhos é uma ótima saída para mostrar todo o potencial do profissional. Neste sentido, não é recomendando repetir os mesmos tipos de trabalhos, mas colocar apenas alguns de cada. De preferência, os melhores;
  • Atualização é essencial: Um site sem atualização constante demonstra que o profissional é descuidado e não se importa em inovar. Por isso, é importante que o usuário faça novas publicações, deixando os possíveis clientes atualizados sobre os serviços prestados.

Veja também: Como montar uma empresa digital e prestar serviços online

Gostou das nossas dicas? Aqui tem mais: Como criar um portfolio profissional.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário