As cinco melhores extensões para Chrome que você deveria usar

Navegue na internet com mais segurança e seja mais produtivo com essas dicas de extensões para você instalar em seu Google Chrome!

logo do browser google chrome

Para quem trabalha ativamente com Internet, algumas ferramentas são uma mão na roda na hora de resolver problemas ou facilitar algumas ações. Quer você use o Chrome ou outros navegadores alternativos, um de seus recursos mais valiosos são as extensões. Afinal, são elas que nos ajudam a trabalhar mais rapidamente e permitem que nossa experiência como usuários seja ainda melhor e sem problemas.

Mas existe uma variedade enorme de extensões entre as quais escolher. E, como qualquer outra coisa na Internet hoje em dia, não dá pra confiar cegamente em tudo que vemos, principalmente quando parece ser bom demais. É essencial conhecer as principais extensões e saber como, exatamente, elas podem ajudar você em seu dia a dia, seja no trabalho ou em casa. Mas, afinal, por onde começar?

Para ajudar você a tirar essa dúvida e escolher as melhores extensões, separamos cinco que todo usuário do Chrome deveria instalar e aproveitar agora mesmo.

HTTPS Everywhere

Como segurança deve ser sua prioridade quando se navega na Internet, já que muitos sites podem não ser nada confiáveis e ainda prejudicar seu equipamento, o ideal é recorrer a extensões de segurança.

Uma das melhores disponíveis atualmente é HTTPS Everywhere, que garante que um site é seguro antes de você acessá-lo. Ele funciona de uma maneira bastante simples: ele permite que seu navegador “produza” uma versão segura do site que está tentando acessar. Isso garante muito mais tranquilidade ao usuário, que poderá navegar confiante de que seus dados estão mais seguros, assim como sua privacidade online.

Checkbot

Como toda segurança é pouca quando o assunto é Internet, indicamos aqui mais uma extensão para ajudar você a proteger seu computador: o Checkbot. Utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), a extensão é capaz de analisar quando um site está protegido e otimizado para motores de busca, como velocidade da página.

Quem costuma usar o Google para fazer suas buscas, esta extensão pode ser uma verdadeira mão na roda para evitar cair em sites duvidosos e garantir acesso a conteúdo de qualidade 100% seguro. Esta extensão é bastante recomendada também para quem produz conteúdo para web e deseja garantir bons resultados.

FlowCrypt

Mais uma extensão de segurança? Sim, com certeza? Afinal, a Internet pode estar cheia de gente em busca de seus dados pessoais e quanto mais ferramentas puderem ajudar você a se proteger, melhor, certo?

A extensão FlowCrypt é específica para emails e ela permite o envio e o recebimento de mensagens eletrônicas criptografadas que impedem que sejam interceptadas e lidas por alguém que não seja o destinatário. Para quem costuma trocar e-mails de trabalho, com informações que devem permanecer confidenciais a todo custo, essa é uma extensão valiosa para possuir em seu arsenal anti-hacker e garantir a proteção das informações trocadas.

Bitly

Indicada principalmente para quem trabalha ativamente com as redes sociais, o bitly é uma extensão cuja tarefa é simplesmente encurtar links e deixá-los mais apresentáveis em legendas, por exemplo.

Apesar de contar com uma excelente versão gratuita, a extensão possui ainda uma versão paga destinada a empresas que permite que um volume maior de links seja encurtado. O bitly permite também que outras funções super úteis sejam realizadas, como personalizar a URL e também acompanhar a quantidade de cliques de um conteúdo postado. Ele também armazena todos os links encurtados para que o usuário possa usá-los novamente.

BuzzSumo

Outra ferramenta muito indicada para produtores de conteúdo que desejam ter uma visão mais detalhada sobre os resultados do que compartilham é a extensão BuzzSumo. Ela mostra, por exemplo, a quantidade de compartilhamentos que determinado conteúdo teve em uma rede social.

Ela permite também que você realize uma análise de sites concorrentes para planejar as melhores estratégias de competitividade. Afinal, que produtor de conteúdo não precisa saber quais são as palavras mais buscadas no Google e quais são os assuntos mais populares do momento, não é? BuzzSumo permite que tudo isso esteja na palma da sua mão em alguns poucos cliques.

Como buscar e instalar extensões no Chrome

Com o Chrome aberto, siga esses passos:

  1. Abra a Chrome Web Store.
  2. Encontre e selecione a extensão que você quer adicionar.
  3. Clique em Adicionar ao Chrome.
  4. Algumas extensões exigem que você forneça permissões ou dados. Para aprovar, clique em Adicionar extensão.

No vídeo abaixo (em inglês, mas bastante intuitivo) você pode ver também como gerenciar suas extensões:

Como instalar e gerenciar extensões no Chrome

Tem alguma dica de segurança ou produtividade para navegar na internet? Deixe sua dica nos comentários!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário