É possível vender produtos no Instagram? Como?

Neste artigo vamos te mostrar que é possível vender produtos no Instagram. Conheça algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa.

tela do app instagram

Poucas formas de procrastinação são tão gostosas quanto abrir o Instagram e rolar a timeline curtindo fotos de amigos ou assistir stories de celebridades.

Se você adora seguir o perfil de marcas de roupas e acessórios, restaurantes, burguerias, etc, provavelmente já se perguntou se é possível vender produtos no Instagram.

Respondendo à essa dúvida, é sim possível vender pelo Instagram.

Mas é sempre bom lembrar: não adianta querer vender sem conhecer seu público ou ter uma estratégia de conteúdo que desperte o desejo do consumidor pelo seu produto.

Dados de 2018 mostram que o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Só no Brasil, mais de 50 milhões de pessoas acessam a rede social ativamente.

Ou seja, existe um potencial enorme para você explorar, apresentando seu produto ou serviço para o público-alvo.

Para alcançar essas pessoas e transformá-las em clientes, produzimos esse texto com algumas das melhores dicas sobre como gerar vendas no Instagram.

Confira!

Venda seus produtos no Instagram com essas dicas!

1 – Deixe seu perfil atrativo

Se você pretende utilizar o Instagram como canal de vendas, é preciso tratá-lo como tal.

Já reparou como todos os tipos de comércio capricham na decoração, limpeza e visual na hora de atrair clientes? O mesmo pode ser dito sobre sites e e-commerces.

O ser humano é extremamente visual e sensível aos estímulos corretos que despertam a atenção.

Com o Instagram não é diferente.

Seu perfil deve ser atrativo, com informações corretas e precisas, links para site caso você tenha, botão de contato corretamente configurado para o envio de mensagens diretas ou e-mail e uma boa escolha de fotos de perfil e de produtos.

2 – Conheça seu público

Uma das maneiras mais fáceis de saber como deixar o Instagram mais atrativo e consequentemente gerar mais renda, é conhecer seu público nos mínimos detalhes.

O estudo do seu público é o que os profissionais de marketing digital chamam de “criação de personas”.

A persona pode ser definida como um desenho do seu cliente ideal. Qual a sua faixa etária? Onde ele mora? É casado? Possui filhos? Quais os seus hábitos de consumo e lazer que costumam influenciar na decisão de compra?

A pergunta principal é: qual é o problema dessa pessoa e como meu produto pode resolvê-lo?

Pode parecer algo complicado à primeira vista, mas é possível desenhar as personas de seu negócio com entrevistas ou questionários que respodam à essas perguntas.

Ao conhecer suas personas a fundo, fica mais fácil saber o tipo de produto e conteúdo que elas gostam e, assim, focar nessas informações para oferecer a melhor solução possível para seu problema.

instagram stories (desenho abstrato)
Deixe seu perfil ainda mais interativo e pessoal com Stories.

3 – Planeje seu conteúdo

Agora que você já sabe para quem está falando e deixou as informações básicas da sua empresa à disposição, é hora de planejar um conteúdo de qualidade que transforme curtidas em vendas no instagram.

Um dos segredos para crescer de forma saudável em redes sociais é manter uma determinada frequência de atualizações e seguí-la à risca.

Elabore um calendário de postagens e, dessa forma, seu público saberá quando encontrará conteúdo novo em seu perfil.

Mas lembre-se: não publique apenas conteúdo voltado para vendas. As pessoas se cansam fácil quando um perfil publica apenas ofertas ou informações de produtos.

Tente publicar posts que engagem o público com a sua marca. Aborde assuntos relacionados com seu negócio e participe de hashtags interessantes.

4 – Use e abuse do Instagram para Empresas

Com cada vez mais empresas criando perfis na rede social, era praticamente uma obrigação da equipe de desenvolvimento elaborar uma plataforma voltada para o gerenciamento de negócios.

Ao migrar sua conta para o modo comercial, você terá acesso a várias informações relevantes que não estão disponíveis para perfis pessoais.

Você saberá o gênero do seu público e o quanto esses números representam em termos percentuais. Além disso, outras informações complementares como faixa-etária, localização e melhores horários para interagir com seus seguidores estarão disponíveis no modo comercial.

Além de informações sobre o público, você conseguirá saber quais as publicações desempenham melhor seja através de engajamento ou alcance, em um período que pode ser de uma semana até os últimos 2 anos.

Se você utilizar os stories, também terá informações detalhadas sobre as pessoas que assistiram seus vídeos até o final ou passaram para o próximo story, quem saiu antes, quem clicou em links publicados ou visitou seu perfil através de alguma publicação.

Essas informações são essenciais para conhecer o tipo de conteúdo que mais atrai seu público e, a partir dele, os que geram mais vendas.

exemplo de instagram shopping
É fácil e interativo vender pelo instagram.

5 – Instagram Shopping

Lançado em 2018, o Instagram Shopping é uma ferramenta exclusiva para vendas dentro da rede social.

Ao publicar uma imagem de um produto, por exemplo, é possível adicionar o preço e o botão Comprar, direcionando o usuário para o carrinho de compras onde é possível finalizar a venda.

Por se tratar de uma função estratégica, ela é limitada a algumas postagens por dia e somente para aquelas que não serão impulsionadas, ou seja, que não são anúncios.

É uma ferramenta essencial para quem utiliza o Instagram como uma vitrine de vendas.

6 – Invista em anúncios

Vender produtos no Instagram sem pagar nada por isso é excelente. Mas também é uma missão difícil e que exige comprometimento e esforço.

Investir em anúncios também não é uma garantia de grande volume de vendas. Mas pode se tornar se você utilizar os anúncios da maneira correta.

Hoje você pode anunciar no Instagram direto pelo aplicativo, através dos botões disponíveis ao lado de cada postagem ou utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para ter uma experiência mais completa.

No Gerenciador de Anúncios você consegue impulsionar publicações ou anúncios diretos através de segmentações que vão desde a faixa etária, localização, interesses e atividades, renda e muito mais.

É uma ferramenta que possibilidade anúncios muito mais assertivos, aumentando as chances de vender ainda mais pelo Instagram.

É importante lembrar que não basta apenas pagar e suas vendas aumentarão automaticamente. É preciso testar, medir os resultados, entender o que está dando certo e o que está dando errado e ajustar de acordo com o seu objetivo.


O Instagram hoje é uma ferramenta completa, que pode ajudar seu negócio a decolar e aumentar os seus lucros, basta saber como usá-lo.

Esperamos tê-los ajudado com essas informações.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário