Dicas para conseguir mais assinantes em sua newsletter

É comprovado que relacionamento com o cliente é uma das ações mais saudáveis que sua empresa pode exercer para garantir o sucesso. Vamos descobrir como atrair novos assinantes e aumentar a rede de contatos do seu negócio!

envelope amarelo com uma carta dentro, escrito "newsletter"

O resultado de um trabalho de newsletter pode ser incrível, mas sabemos que para chegarmos em um patamar de acerto entre seleção de conteúdo x produção x engajamento requer um bom planejamento, testes, dedicação e tempo. 

Persistindo com qualidade no trabalho, fica perceptível o efeito que a newsletter causa no relacionamento com os seus clientes e a fortificação da sua marca no mercado.

Para ficar todo mundo familiarizado com o termo, vamos primeiramente definir o que é uma newsletter

O que é Newsletter?

Newsletter é um e-mail informativo e periódico disparado por empresas ou profissionais autônomos com o objetivo de levar informação, sem querer ser redundante. Mas é exatamente a função da newsletter, ou “boletim informativo”, se preferir.

Diferente de algumas ações de e-mail marketing que o intuito é somente divulgar promoções ou até uma campanha institucional, a newsletter também oferece conteúdo que agregue de modo geral o relacionamento empresa-cliente.

Um salão de beleza, por exemplo, pode disparar e-mails semanalmente para suas clientes com dicas de maquiagem, penteado, cuidado com a pele e mais qualquer conteúdo relacionado com seu universo.

Como conseguir uma base de contatos?

Já sabemos que a estratégia de relacionamento com o cliente através de newsletter é uma boa, mas onde conseguimos o contato desses clientes?

Se o que veio primeiro a mente é “comprar uma base de dados” volte duas casinhas!

Essas bases de dados, além de ilegais, não vão trazer o resultado esperado, e possivelmente pode até causar efeito reverso, fazendo as pessoas que recebem seu material criarem antipatia por não terem autorizado sua empresa a fazer contato em seu e-mail pessoal ou de trabalho.

A palavra-chave aqui é permissão!

Para criar uma boa base de dados, comece coletando com seus próprios clientes e deixe claro qual o objetivo da sua empresa pedir um endereço de contato. Afinal, transparência é a base de qualquer relacionamento.

E sempre que um novo cliente ou usuário entrar em contato o convide para assinar sua newsletter.

Sua empresa não precisa de uma base gigante de contatos, precisa de uma base de qualidade!

E como aumentar os assinantes da minha newsletter?

Posso ter deixado você pensando “só consigo adicionar um contato a minha base se uma pessoa procurar minha empresa?”. 

Não necessariamente. Você pode convidar o público da sua empresa de outras formas, sem ser invasivo como quem compra uma base de contatos.

No site da sua empresa, por exemplo, você pode criar um formulário de inscrição para que os visitantes façam um cadastro para receber a sua newsletter. Mas não se esqueça de dar o destaque necessário para esse formulário para que os usuários o percebam e sintam-se convidados. 

No momento de criar o formulário de inscrição é preciso ter em mente também que quanto mais simples for o preenchimento do mesmo, mais bem visto será para os usuários. Afinal, ninguém quer preencher uma pesquisa do Censo somente para receber conteúdo.

Foque somente nos dados importantes dos seus clientes e usuários. Muitas empresas trabalham somente com o nome e endereço de e-mail. 

Ofereça uma recompensa para quem realizar o cadastro na newsletter da sua empresa. Você pode trabalhar desde descontos exclusivos no seu produto ou serviço, brinde, frete grátis ou até com serviços personalizados e material exclusivo.

Se a estratégia da sua empresa estiver bastante focada em conseguir novos assinantes para sua newsletter, você pode buscar inscrições em outros canais de comunicação da sua empresa também, como nas redes sociais e em campanhas segmentadas. 

Também temos algumas dicas de como enviar e-mails periódicos para seus clientes, como periodicidade, que ferramentas utilizar e como superar alguns imprevistos que possam acontecer. Clique aqui para ler!

Agora você já pode começar a planejar o conteúdo para newsletter da sua empresa!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário