Saiba como escolher a carteira digital adequada para você

Ter um negócio digital cada vez mais exige uma carteira também digital, mesmo pra você que ainda não trabalha com criptomoedas. Saiba mais!

Muito utilizado no mundo financeiro virtual, o uso da carteira digital é excelente para você manter o seu dinheiro guardado de maneira segura e prática. Assim como acontece em diversos meios tecnológicos, no mundo das carteiras digitais existem várias opções para todos os gostos.

Com uma infinidade de opções para escolher, é preciso saber exatamente o que os vários tipos de carteira digital fazem antes de começar a utilizar alguma. E para mostrar as diferenças entre elas, vamos mostrar em quais situações as carteiras se encaixam para o uso rotineiro.

Carteiras físicas: perfeitas para as criptomoedas

O boom das criptomoedas foi gigantesco no ano passado, e neste ano o assunto também está em alta no mundo financeiro. Boa parte da vida dos investidores em Bitcoin e afins passa pelas carteiras digitais. Afinal, são nelas em que as pessoas transferem, guardam e sacam seus ganhos.

Um tipo de carteira digital bastante utilizado nesse ramo é o hardware wallet, que é o mais popular nesse mercado. Como o próprio nome diz, ele é uma peça física, como se fosse um pen drive que é plugado na porta USB do dispositivo.

Entre os hardwares, a Trezor é a mais popular e custa por volta de R$ 700. Diferente das carteiras digitais de desktop em que não é preciso pagar nada para acessar, a carteira por hardware (por ser física) não sai barato.

Com a Trezor e outras populares (como Ledger Nano S e Ledger Blue), o cliente consegue trabalhar perfeitamente com Bitcoin, Ethereum, Litecoin e tantas outras criptomoedas.

Carteiras desktop feitas para as criptomoedas

As chamadas “carteiras desktop” são aquelas acessadas pelo computador que são mais indicadas para os iniciantes que estão no mundo das criptomoedas. É nessa categoria que se encaixam as consagradas Electrum, Multibit HD e Bitcoin Armory.

Esse tipo de software é bem versátil e atende a diversos sistemas. É o que afirma o site Portal do Bitcoin:

“O termo pode se referir a computadores com Windows, Linux, Mac ou a algum outro sistema operacional. São computadores pessoais, como Notebooks ou Computadores de mesa. Logo, Carteira Desktop são as que servem a esses dispositivos.”

Também é bom citar que existem carteiras ideais para os smartphones. Elas são muito práticas e simples, e podem ser acessadas de qualquer ponto com internet. Entre essas, a Mycelium e a Bitcoin Wallet são as ideais.

Ideal para o e-commerce

Comprar produtos pela internet com as carteiras digitais é um processo muito rápido e sem burocracia. E para isso existem carteiras ideais para tal, como o PayPal, que lidera o mercado há anos.

carteira digital: paypal

Sem muita burocracia, pelo PayPal também é possível receber pagamentos de todas as partes do mundo e a transação para a conta bancária acontece de um a seis dias úteis.

Carteiras digitais para outras funções

Além dos pagamentos no e-commerce e transações nas criptomoedas, há carteiras digitais que disponibilizam outros serviços.

É o caso da Neteller, carteira que pode ser utilizada em diversos sites e segmentos. Ela está disponível como método de depósito rápido na Full Tilt Casino, serve como pagamento direto em vários sites de compras, realiza transferência de pagamento e muitas outras utilidades.

Já o ecoPayz funciona de maneira parecida e também abrange diferentes serviços online de depósito e saque.

Fique atento aos pormenores

Mostramos em exemplos como as carteiras digitais são extremamente práticas e confiáveis. No entanto, é bom ficar de olho nos termos de cada uma. Geralmente as carteiras possuem regras e termos diferentes entre elas, e por isso é ideal conhecer os detalhes de rodapé.

Além disso, algumas também emitem cartão físico, e isso pode ser uma vantagem interessante para pagar na maquininha em lojas autorizadas. Também nunca se esqueça de se atualizar sobre assunto. No ano passado, por exemplo, a Google entrou para o meio com a “Pagar com Google”. O futuro é promissor, e o rol das carteiras digitais promete ser cada vez maior.

Deixe seu comentário