Onde não registrar um domínio

Registrar um domínio é simples e barato, mas pode dar uma dor de cabeça gigantesca! Saiba onde não comprar um domínio e fique esperto!

Há diversos motivos para tomar cuidado ao registrar um domínio. Há diversas fraudes e golpes na internet, e além disso também há problemas com atendimento e serviços.

Assinar domínio é fácil e barato, mas pode ser difícil e caro se você não ficar de olho. Confira algumas dicas e saiba onde registrar domínio sem problemas!

O que é domínio

Domínio é, basicamente, o endereço de um site. Exemplo: www.meusite.com.br.

O domínio também está presente em um endereço de email. Exemplo: email@meusite.com.br.

Um domínio é diferente de uma hospedagem. O domínio é só um endereço mesmo: ele é utilizado para que um usuário possa acessar seu site, ou enviar um e-mail para você. A hospedagem é, de certa forma, um “computador online” onde tudo funciona. Quando o usuário digita o endereço do seu site no navegador, ele é direcionado para a hospedagem, onde seu site está localizado. O e-mail funciona da mesma forma. Saiba mais: O que é hospedagem de sites.

Onde não registrar um domínio

Sinceramente, é mais fácil dizer onde registrar domínio. Mas falaremos disso mais abaixo.

Antes, é preciso dar alguns alertas: há diversos tipos de fraudes de compra de domínio na internet. Um exemplo clássico é receber um boleto de pagamento de domínio em casa: Ao registrar um domínio, normalmente toda cobrança é feita pela internet. Logo, cobranças via boleto impresso são falsificações. Muita gente já caiu nesse golpe e não conseguiu a devolução do dinheiro.

Outro tipo de problema comum são os chamados “domain name trolls”: algumas pessoas saem assinando diversos domínios com nome promissor e os coloca à venda por um preço muito maior. Quanto custa um domínio? Em média R$ 50,00 anuais. Essas pessoas compram domínios por este valor e revendem por R$ 10.000,00, por exemplo, e não há muito o que você possa fazer na grande maioria das vezes. Ou seja, se você quer comprar domínio e encontrou o endereço que deseja por um preço exorbitante, nossa recomendação é que você não compre. Busque outra opção de nome de domínio ou de extensão de domínio.

Também há a questão de sites confiáveis. Se você quer registrar um domínio e encontrou uma empresa com preços bons para comprar domínio, pesquise sobre ela na internet, veja se há pessoas falando sobre ela. Pesquisar é muito importante, pois assim você evita cair em um golpe.

Por fim, atendimento. Algumas empresas famosas investem pesado em publicidade e muito pouco em atendimento. Por exemplo, já tivemos problemas com a UOL Host: alguns clientes não conseguiam fazer seus domínios funcionarem, e o suporte da empresa simplesmente não ajudou. Depois de um tempo, fizeram uma “gambiarra” para funcionar apenas temporariamente. Por isso, mais uma vez: pesquise bastante! UOL Host e Locaweb são líderes em reclamações.

Tendo isso em mente, vamos às sugestões de sites confiáveis para registrar um domínio:

Registrar domínio: sites recomendados

Recomendamos as empresas Registro.br e 101domain. São ótimas opções para comprar domínio. Pode confiar!

Para saber mais sobre elas, leia nosso post: Onde comprar um domínio

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário