O que é portfolio online

Saiba o que é portfolio online e confira dicas e sugestões para ter o seu! Apresente seus trabalhos para o mundo com um portfolio profissional.

Apresentar trabalhos na internet e conquistar novos clientes já foi uma tarefa difícil, demorada e cara. Felizmente os tempos mudaram!

Um portfolio online pode ser a solução ideal para sua empresa ou para você, que é profissional freelancer. Aqui reunimos diversas informações sobre portfolio para tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?!

O que é portfolio

Um portfolio normalmente é uma apresentação de trabalhos, que pode ser online ou impressa.

O profissional monta seu portfolio com seus melhores trabalhos, tudo dentro de seu segmento e do tipo de serviço prestado. A finalidade do portfolio é, basicamente, mostrar na prática o que está escrito no currículo do profissional. Afinal, no currículo você fala o que sabe fazer – no portfolio você mostra que sabe fazer.

Que tal intender as diferenças, vantagens e desvantagens de um portfolio online para um portfolio impresso?

Portfolio online

Há diversas formas de se montar portfolio online. Pode ser um site, um blog, uma página no facebook etc. Depende muito da sua área, do que você precisa para mostrar seus trabalhos e do seu público (por exemplo, se você cria campanhas e posts para facebook, faz todo sentido seu portfolio ser uma fan page – em alguns casos o ideal é criar um site profissional).

Existem vários serviços de criação de portfolio online disponíveis na internet, sendo que a maioria é grátis. Vale a pena analisar cada um, mas tenha em mente uma coisa: seu portfolio é sua apresentação profissional, então não pode ser algo amador. Pagar por um serviço de portfolio não é um gasto, é um investimento.

A vantagem de um portfolio online é poder apresentá-lo para qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer parte do mundo. A outra vantagem é que por ele estar online, as pessoas podem encontrá-lo facilmente – ou seja, você nem precisa mostrar, pois elas já encontram.

Portfolio impresso

Um portfolio impresso normalmente é uma pasta com os trabalhos impressos, ou até mesmo um livro ou revista. A vantagem de uma pasta é que você pode substituir trabalhos com o passar do tempo sem precisar imprimir o portfolio inteiro novamente.

Um portfolio impresso não é tão caro, mas é importante escolher uma gráfica confiável e um material de qualidade para você não ter dor de cabeça e nem parecer amador.

A desvantagem do portfolio impresso é que você precisa levá-lo até as pessoas para que elas vejam seus trabalhos. Isso acaba não sendo muito prático.

Tipos de portfolio

Alguns exemplos: Há o portfolio empresarial, que apresenta os trabalhos de uma empresa; o portfolio profissional, que apresenta os trabalhos de um profissional; o portfolio acadêmico, com trabalhos feitos ao longo de um curso; e o portfolio de aprendizagem, que reúne trabalhos pessoais de um profissional e serve para acompanhar sua própria evolução, por exemplo.

Vale ressaltar que há outros tipos de portfolio, e alguns não tem nada a ver com apresentação de trabalhos. Por exemplo, um portfolio de investimentos é um conjunto de aplicações no mercado de ações. Um portfolio de bens é relacionado a imóveis, e um portfolio exploratório tem a ver com projetos de empresas de petróleo.

Veja também: Qual criar: portfolio impresso ou online?

Portfolio ou currículo?

Um não dispensa o outro! Os dois são importantíssimos.

É claro, algumas áreas, como a de design, o portfolio acaba sendo mais importante que o currículo – mas, ainda assim, um complementa o outro.

Em um portfolio online você pode ter seu curriculum também, assim você terá um site profissional e completo.

Modelo de portfolio

Na FicaOn selecionamos um modelo de portfolio pronto para você cadastrar seus trabalhos e seu currículo.

Além disso você também poderá ter um blog para falar sobre seus trabalhos. Seu portfolio será um dos mais completos da área com esse template de portfolio!

Criar portfolio

Seu portfolio já está pronto. Só falta ficar on!

Confira mais modelos para site.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário