O que é marketing de conteúdo?

Saiba mais sobre Marketing de Conteúdo e SEO. Entenda como essas estratégias podem ser ótimas e baratas para seu negócio.

ilustração de criação de conteúdo

Quem está começando agora em um negócio online deve saber que o marketing digital será o seu melhor amigo nesta jornada.

Nem sempre é possível dar os primeiros passos como empreendedor digital contando com o auxílio de grandes investimentos.

Empreender é uma verdadeira aventura e, em muitos casos, apenas com uma pessoa responsável por todos os aspectos do negócio.

Sendo assim, o caminho deve começar pelo uso de estratégias que tenham quase ou nenhum custo para iniciar a aquisição de clientes.

Dentro desse cenário, o Inbound Marketing ganhou destaque por ser um conjunto de técnicas focadas no crescimento orgânico e sustentável sem a necessidade de investir grandes quantias em mídia ou aquisição de tráfego.

Dentro do Inbound Marketing, uma das estratégias de maior efetividade é o Marketing de Conteúdo.

Mas o que é esse tal de Marketing de Conteúdo que todo mundo fala?

É o que vamos abordar neste artigo. Continue lendo para entender e saber como colocá-lo em prática.

O que é Marketing de Conteúdo?

Tudo o que consumimos na internet é conteúdo. A maior parte desse conteúdo é voltada para entretenimento ou informação.

Com bilhões de usuários na internet, porque não transformar o seu conteúdo como empresa em algo de valor para os seus possíveis clientes?

Por dia somos bombardeados por centenas de anúncios dos mais variados segmentos.

Por mais que seja possível criar anúncios para audiências segmentadas, você estará disputando a atenção do seu possível consumidor com vários outros anunciantes.

Então, qual seria o melhor caminho para se destacar em meio a esse mar de anúncios disputando por um clique?

Imagine que você tem uma loja online com produtos caninos. Além dos produtos, você tem um grande conhecimento sobre cães. Ou seja, você tem um conteúdo valioso para os seus possíveis consumidores.

O Marketing de Conteúdo nada mais é que transformar seu conhecimento em um conteúdo que vá ajudar as pessoas que buscam informações sobre criação de cães, produtos indicados e profissionais da área.

Segundo o site Mashable, o Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas por mês.

Ao produzir conteúdo de qualidade, aliado a estratégias de SEO para se posicionar bem nesses resultados, você estará transformando as pessoas que fazem essas buscas em possíveis clientes.

É claro que o marketing de conteúdo é apenas uma das estratégias da metodologia Inbound Marketing, porém é a que traz o melhor retorno em termos de custo x benefício.

google seo
Potencialize seus ganhos. Invista em SEO!

Qual a importância do Marketing de Conteúdo?

Como já dissemos anteriormente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia voltada para a criação de conteúdo relevante para o usuário, com baixo custo de produção e alto retorno a médio e a longo prazo.

Dessa forma, o Marketing de Conteúdo é importante para qualquer empresa que não possui grande investimento em mídia ou aquelas que estão começando agora e desejam se posicionar no mercado como referência e autoridade.

O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado para qualquer área.

Se você é um profissional de design e deseja conseguir mais trabalhos, pode produzir conteúdo relevante sobre a importância de um bom design para as empresas.

Existem muitas empresas e profissionais buscando informações sobre criação de logomarca, layout de sites, criação de peças publicitárias e muito mais.

Ao invés de anunciar apenas o seu trabalho, crie conteúdo que informe e esclareça dúvidas que esses possíveis clientes possam ter sobre a área.

Se você é um artesão e deseja montar uma turma de alunos, que tal criar um blog falando sobre técnicas de artesanato, dicas para quem está começando, tutoriais ou como se tornar um artesão.

O Marketing de Conteúdo é importante pois a informação é importante.

Pessoas buscam se informar a todo o momento e, ao se tornar a fonte dessa informação, você aumenta suas chances de gerar mais negócios.

E quem faz o Marketing de Conteúdo?

Como o Marketing de Conteúdo tem como base textos em blogs, é natural que muitas pessoas tenham receio de aplicar essa estratégia por não se sentirem confortáveis com a escrita.

É um sentimento normal. Mas não se preocupe com isso.

No mercado existem agências especializadas em Inbound Marketing ou apenas em Marketing de Conteúdo.

O profissional de Marketing de Conteúdo, que trabalha por conta própria ou nas agências é alguém que domina a arte da escrita e uma série de outras técnicas que são aplicadas em conjunto para obter os melhores resultados.

Ele é alguém que domina o copywriting, a arte de escrever textos persuasivos e voltados para a conversão.

Ele também domina webwriting, a técnica de escrever para a web. Afinal, a internet tem as suas particularidades em relação aos conteúdos de meios off-line, que em conjunto com as outras técnicas acima, tornam a experiência do usuário ainda mais completa.

E acima de tudo, esse profissional é alguém que entende e domina o SEO e SEM (Search Engine Marketing).

SEO é a técnica responsável por colocar o seu conteúdo nas primeiras posições das páginas de pesquisa.

Além disso, o profissional dessa área domina outras técnicas e estratégias do Inbound Marketing que são responsáveis por transformar esse conteúdo em uma verdadeira máquina de geração de leads e clientes.

busca no google
Faça com que o Google seja seu vendedor!

Conclusão

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Conteúdo e a sua importância, pode estar avaliando como dar os primeiros passos nessa estratégia para a sua empresa ou até mesmo investir nessa carreira.

Aqui na FicaOn você vai encontrar conteúdo que te ajudará a dar os primeiros passos na sua estratégia, seja montando um blog ou através de artigos como esse, abordando técnicas e estratégias para alavancar o seu empreendimento digital com o menor custo possível.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário