Como ter um site com domínio próprio

Quer ter uma loja virtual, blog ou site com domínio próprio? Confira dicas e um passo-a-passo para que você possa configurar um domínio em seu site!

Ter um site com domínio próprio é deixar seu negócio online ainda mais profissional. E isso é simples e, mais importante ainda, barato!

Não sabe o que é domínio próprio? Ou então não sabe onde comprar domínio? Não se preocupe! Reunimos algumas dicas, sugestões e um passo-a-passo para você ter seu site com domínio próprio facilmente, sem dores de cabeça. Vamos lá!

Domínio próprio

Antes de saber como ter e configurar um domínio em seu site, você precisa saber de algumas coisas.

Provavelmente você já tem conhecimento sobre algumas delas, mas para deixar o post completo, decidimos descrever tudo para não restar nenhuma dúvida!

O que é domínio?

O domínio é apenas o endereço de um site (o endereço “www“, o que também serve para e-mails – é o que vem depois da @), e não o site em si.

Exemplo prático: você tem uma casa na Paulista, que fica no endereço Avenida Paulista, nº 123. Sua casa está nesse endereço, mas ela não é o endereço – ela é uma estrutura/construção feita de paredes, cômodos, móveis etc.

Nesse exemplo, o endereço da sua casa é o domínio, e sua casa é a hospedagem.

Para saber mais, confira: O que é domínio e o que é hospedagem?

Onde comprar domínio?

Nós sugerimos o Registro.br, que é o mais confiável de todos. Nele, por apenas R$ 40,00 anuais, você pode ter um domínio .com.br, .art.br, .blog.br, entre muitas outras opções.

Saiba mais: Onde comprar um domínio?

Onde não registrar domínio?

Também é importante que você saiba onde não registrar domínio, afinal, há alguns riscos ou dores de cabeça que você pode evitar. Fique esperto!

Saiba mais: Onde não registrar um domínio?

Como configurar um domínio em meu site?

No Registro.br o processo é muito simples! Se você for utilizar seu domínio em outro sistema, não tem problema: a explicação abaixo normalmente serve para qualquer caso.

Veja o passo-a-passo em texto:

  1. Crie seu domínio no site do Registro.br. É importante que você faça o cadastro completo e realize o pagamento do domínio, caso contrário não irá funcionar;
  2. Clique no domínio que registrou, e depois em “Alterar servidores DNS”;
  3. Altere o “MASTER” e o “SLAVE 1” para os endereços que sua hospedagem passou – por exemplo, os da WOWF são ns1.wowf.com.br e ns2.wowf.com.br;
  4. Espere propagar, o que pode levar até 24 horas.

Criar site com domínio próprio

Com WordPress você pode ter um blog, loja virtual ou site com domínio próprio! Até mesmo com contas de e-mail grátis.

Tá esperando o que para ficar on? Confira nossa seleção de modelos para sites, blogs e lojas virtuais!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário