Como Saber se Meu Site Está Offline e o Que Fazer se Estiver?

"Meu site está offline?" - saiba se seu site está realmente fora do ar ou se é só para você (ou seu cliente). Se caiu, saiba o que você precisa fazer!

Se você pretende vender pela internet ou divulgar seu portfolio online, não importa. Quando o site cai, é garantia de prejuízo. Então você se pergunta o que aconteceu e “por que meu site está offline”.

Será que há como descobrir se de fato o problema é o site fora do ar? E mais ainda: como resolver o problema?

Para essas e outras questões há uma solução. Fique tranquilo, que nosso papel aqui é evitar que você fique em apuros. Continue acompanhando agora para saber o que fazer nessa situação.

Meu Site Está Offline?

Caso você não hospede seu site na WOWF, onde o uptime é de 99%, uma boa dica é que de tempos em tempos você ou outra pessoa da sua equipe se comprometa a verificar se está tudo ok com o seu site. As reclamações podem começar a surgir por e-mail, redes sociais, e aí a dor de cabeça será grande.

Fora o fato de que a sua loja virtual deixa de faturar e essa falha técnica começa a pesar nos rendimentos da empresa. Por isso, o monitoramento de sites é fundamental.

Uma forma muito simples de saber se o seu site está fora do ar é acessar o IsUp.me. Mais fácil, impossível. Digite o seu domínio, e ele vai acusar se a página está offline.

Hospedagem

É importante que você se certifique se realmente o seu site caiu antes de entrar em contato com o suporte de hospedagem.

Vale saber que os clientes da WOWF dificilmente enfrentam períodos de instabilidade. Por isso, se o seu site sai do ar com frequência, avalie se não é o momento de trocar de empresa de hospedagem.

Ter um bom suporte para site offline é o mínimo que uma página profissional precisa ter.

Como Ter o Site no Ar de Novo?

1 – Tirar Sempre a Dúvida

Ao menor sinal de que há algo errado, recorra a um site como o IsUp.me. Caso ele avise que não há problema, você saberá que a falha pode estar na sua conexão ou do seu cliente. Sempre dê esse feedback a quem não consegue acessar.

2 – Suporte

Uma vez identificado que a sua internet pode ser a razão do seu site não abrir, entre em contato com a empresa que fornece o serviço de conexão.

Descartado também o erro com a companhia? É hora de contatar o site de hospedagem. Os profissionais que trabalham para manter seu site online irão investigar o que está acontecendo e resolver a questão.

3 – Providências Imediatas

Sugerimos que não espere muito para tomar providências com relação ao site. Clientes e potenciais contratantes podem não ter paciência para esperar. Ou, ainda, eles podem desistir de você.

Um site fora do ar pode tanto significar para o público manutenção quanto instabilidade ou, pior, que ele não existe mais. Não perca tempo.

A comunicação do seu site com todos os usuários é fundamental. Os erros, por sua vez, transmitem insegurança para quem busca mais informações sobre você na internet.

Respondidas suas dúvidas sobre “como saber se meu está offline” e o que fazer? Então compartilhe as dicas.

Deixe seu comentário