Como otimizar imagens deixando-as mais leves?

Um site com imagens mais leves carrega mais rápido e é melhor rankeado no Google. Confira nossas dicas para otimizar imagens!

Seja imagem com formato em JPG ou ilustrações em PNG, é preciso fazer uma otimização antes de colocar essas peças em sites, blogs ou lojas virtuais. Isso porque, elas precisam estar dentro de um padrão pré-estabelecido, como o tamanho fixo da largura que vai depender da estrutura do site.

Otimizar imagens também é deixa-las mais leves. Tudo isso para deixar a página do seu negócio ainda mais rápida quando for carregada, apresentando todos os itens imediatamente.

A seguir você pode conferir formas de como otimizar as imagens através de programas instalados no seu computador, por intermédio de sites ou com a ajuda de um plugin.

Otimizar imagens com programas

Existem muitos programas que podem ajudar na hora de otimizar as imagens para seu site. Recomendamos três programas dependendo do tipo de sistema operacional do seu computador, são eles: Image Optim, Trimage e RIOT. Veja as principais características de cada um a seguir.

RIOT

Um bom programa para Windows é o RIOT, que é conhecido por diminuir e aumentar as imagens. Entre as funções dessa plataforma estão: suportar JPG, PNG e GIF; definir o tamanho dos arquivos; editar as imagens com relação a rotação, uso de filtro etc.

ImageOptim

Outro programa que trabalha com os formatos JPEG, PNG e GIF é o ImageOptim. No entanto, esse caso é apropriado para otimizar imagens em computadores MAC.

Trimage

Já quem usa o Linux pode aproveitar os benefícios da Trimage. Com esse programa é possível tornar as imagens mais leves. Atualmente, os formatos JPEG e PNG são os únicos aceitos.

Deixar imagens mais leves através de sites

Além de utilizar programas baixados e instalados no seu computador, é possível também deixar imagens mais leves usando sites. Essa técnica é mais comum quando você tem poucos arquivos para otimizar, não necessitando de um programa. Veja a seguir três exemplos desse tipo de site.

JPEGmini

Como o próprio nome já induz, o JPEGmini é um site de compressão de imagem da linha JPG. Além de otimizar o tamanho do arquivo (largura e altura), essa plataforma também não permite que a foto perca qualidade.

Online Image Optimizer

Já quem deseja otimizar mais do que JPEG, pode ter acesso ao Online Image Optimizer. Com esse site é possível deixar PNGs e GIFs mais leves, acelerando o carregamento de sua página. Além disso, você pode converter um tipo de imagem para outro. No entanto, há um limite de upload nesse site, sendo o máximo o tamanho de 2,86 MB por arquivo.

Free Image Optimizer

Para otimizar as imagens com esse serviço, você deve alterar o tamanho da altura e da largura dos arquivos. Assim eles ficam mais leves. Contudo, não é recomendado usar GIFs nessa plataforma online, sendo indicado apenas JPEG e PNG.

Como diminuir o peso das imagens com plugin para WordPress?

Há ainda uma terceira forma de deixar o seu site ainda mais rápido no carregamento do conteúdo, isto é, através de plugin. Por exemplo, quem trabalha com o WordPress pode aproveitar um plugin oferecido para download pela própria plataforma: o EWWW Image Optimizer.

De acordo com a descrição do plugin, o EWWW otimiza não apenas as imagens que vão ser adicionadas, mas também as que já estão expostas no site. Assim, de forma prática e automática, a velocidade da sua página online vai aumentar.

Entre os benefícios do EWWW Image Optimizer estão: sem limite para o tamanho do arquivo e disponível para diversos formatos (JPG, PNG ou GIF).

Dica extra para otimizar suas imagens

Além de todas as dicas já citadas anteriormente, você também pode otimizar seus arquivos assim que for salvá-los. Um bom exemplo é no Photoshop, onde você deve sempre escolher a opção “salvar para web”.

Em sequência, deve surgir uma janela com as informações de largura e altura. Selecione o tamanho ideal para a estrutura do seu site e logo em seguida salve. Isso vale não só para as imagens, mas também ilustrações.

Por que deixar as imagens mais leves?

A otimização das imagens é necessária para deixar o carregamento das páginas mais rápidas. Portanto, ao escolher diminuir o tamanho da foto, você também permite que o site consiga mostra-la com mais agilidade.

Sendo este um ponto bastante positivo para o seu site, pois nada mais chato do que querer visualizar um arquivo online e não conseguir devido ao tamanho dele.

Outro benefício de deixar a imagem mais leve é que você pode armazenar mais itens em um só disco, pois elas vão estar menores. Além de ser uma ótima escolha para quem deseja enviar imagens pelo e-mail, pois há um limite de tamanho dos arquivos.

E o melhor de tudo é que mesmo otimizando os arquivos você não perde a qualidade desse material. Por isso que esse procedimento é tão indicado para páginas de web.

Deixe seu comentário