Como enviar emails periódicos para seus clientes

Manter contato com seus clientes é fundamental, seja apresentando novidades de sua empresa ou descontos em sua loja. Veja dicas para enviar e-mails periódicos!

ilustração de novo e-mail recebido

Ao olhar para a sua caixa de entrada, você com certeza já deve ter se deparado com várias mensagens de lojas onde você já comprou, serviços que assina e sites em que tem cadastro. Todas essas mensagens tem um nome: e-mail marketing. E são uma das formas mais eficazes de se relacionar com um cliente, assinante ou usuário.

Relacionamento é um dos pilares básicos de qualquer negócio. Com a internet, ficou ainda mais fácil relacionar-se com os seus clientes. Como abordamos no parágrafo anterior, uma das ferramentas mais eficientes de relacionamento, hoje em dia, é o e-mail marketing.

Para que essa estratégia de comunicação funcione e seu produto ou serviço esteja sempre em evidência, é necessário enviar e-mails periódicos. Mas vamos com calma: periodicidade não significa diariamente. Ao enviar e-mails todos os dias, você pode acabar cansando seu público ou, no pior dos cenários, ser incluído em listas de spam.

Quero enviar e-mails periódicos aos meus clientes. Como faço?

Se você mantém um negócio e tem uma base de e-mails dos seus clientes, o  mais natural é começar a planejar uma campanha de e-mail marketing.

O primeiro passo é saber o que você quer comunicar. Não envie e-mails somente por enviar. Ele precisa ser útil para o seu público. Seja um e-mail com novidades, com melhorias nos serviços, com ofertas para complementar aqueles produtos que o seu cliente já adquiriu. Tenha sempre em mente a relevância do conteúdo.

Ferramenta para enviar e-mails periódicos

Depois de estudar e planejar o que você quer comunicar aos seus clientes, é hora de pensar na melhor ferramenta para isso.

Existem diversas opções de ferramentas para enviar e-mails periódicos. Com tanta diversidade, é essencial escolher aquela que mais se encaixa no seu orçamento para essa estratégia.

Uma das mais baratas e completas do mercado é o Sendy.

Com ele você consegue enviar e-mails para a sua base de clientes através de tecnologia da Amazon, com a possibilidade de fazer segmentações, inserir campos customizados, criar e gerenciar listas de assinaturas e ainda conta com um relatório incrivelmente bonito e fácil de entender.

Simples, fácil de usar e acessível. O Sendy é uma ferramenta com um excelente custo benefício para você enviar e-mail marketing para seus clientes.

Meus e-mails não estão chegando aos meus clientes

Se você já está disparando os seus e-mails para os seus clientes e não está recebendo um bom retorno, é necessário conferir se você caiu em alguma lista negra de spam.

Neste artigo você confere como testar se seu e-mail marketing é spam utilizando o Mail-Tester.

Quando muitos usuários classificam o seu e-mail como spam, ele é inserido em listas negras e passa a ser bloqueado pela grande maioria dos servidores de e-mail. Dessa forma, os seus custos se mantém, mas o retorno é zero, transformando tudo em prejuízo.

Não estou tendo retorno com as minhas listas de e-mail

Se você já conferiu que seu e-mail não é considerado spam e mesmo assim o retorno continua baixo, o problema pode ser com a sua lista de e-mails. Ela pode ser uma “lista fria”. Ou seja, com um grande número de endereços que não estão recebendo as suas mensagens.

Hoje existem ferramentas que fazem a limpeza dessas listas, como o Limpar Listas.

O que o Limpar Listas faz é “higienizar” a sua base de e-mails, mantendo apenas aqueles que estão estão recebendo mensagens em suas caixas de entrada, retornando, para você uma lista limpa e aquecida, prontinha para gerar novos negócios.


E aí, tem alguma dica para disparar e-mails sem dores de maneira otimizada? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário