Ajuda com o WordPress e WooCommerce

Precisando de ajuda com o WordPress ou com o WooCommerce? Confira uma seleção de dicas e manuais além de alguns links a respeito de domínio e hospedagem.

Se você está procurando ajuda com o WordPress ou com sua extensão para loja virtual, o WooCommerce, está no lugar certo!

Navegue nas opções abaixo e tire suas dúvidas.

1. WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web – através dele você pode ter um site dinâmico bem fácil de ser atualizado e personalizado.

Fonte das imagens: WordPress.org.

Instalação

Conteúdo

Estrutura

Configurações

Temas (modelos / templates)

O que é tema para WordPress?

Nada melhor do que uma explicação básica do próprio WordPress:

Fundamentalmente, o sistema de temas WordPress é uma forma de “skin” do seu site. Isso quer dizer que só o design de seu site é alterado, todos os dados ficam intactos no banco de dados. Os Temas WordPress podem oferecer total controle sobre a aparência e a apresentação do conteúdo do seu site.

(Fonte)

Ou seja, um modelo, template ou tema é, basicamente, o visual do seu site, blog ou loja virtual.

Fazendo uma analogia com o corpo humano, o WordPress/WooCommerce representa os órgãos – já o modelo representa os músculos, esqueleto, pele (e tudo mais que está do “lado de fora”).

Mas essa analogia é bem básica, já que um modelo pode vir com algumas funcionalidades ou ferramentas extra, adicionando mais opções ao WordPress ou ao WooCommerce, como uma área nova pra publicação de trabalhos ou depoimentos de clientes, por exemplo.

Então, um modelo pode ir muito além que só o visual – mas, a princípio, essa é sua principal função.

Em relação ao termo correto (modelo, template ou tema), tanto faz – optamos por “modelo” porque é uma palavra mais auto-explicativa. “Tema” é o termo mais utilizado, e “template” é o mais genérico. Sendo assim, a escolha é sua!

Plugins

Atualizações

Segurança

2. WooCommerce

O WooCommerce é uma extensão do WordPress que possibilita transformá-lo em um poderoso sistema de gerenciamento para lojas virtuais.

Os links abaixo são em inglês, mas contém imagens e até vídeos para facilitar o entendimento. Lembrando que o WooCommerce é um plugin do WordPress, então alguns itens listados acima (em 1. WordPress) também se aplicam ao WooCommerce.

Instalação

Produtos e conteúdos

Entrega

Estrutura

Configurações

Além dos links acima, confira uma seleção de vídeos sobre o WooCommerce e suas funcionalidades.

3. Domínio

Assuntos em relação à domínios devem ser tratados com o suporte da empresa que você contratou. Sendo assim, se você precisar de ajuda com seu domínio, procure os canais de atendimento no site da empresa contratada! Também há algumas dicas e explicações sobre domínios em nosso blog.

Se você está querendo saber onde criar um domínio para seu projeto, indicamos Registro.br e 101domain.

4. Hospedagem

Assuntos em relação à hospedagem devem ser tratados com o suporte da empresa que você contratou. Sendo assim, se você precisar de ajuda com sua hospedagem, procure os canais de atendimento no site da empresa contratada! Também há algumas dicas e explicações sobre hospedagem em nosso blog.

Agora, se você está precisando de uma hospedagem para seu projeto (mesmo que ele não seja em WordPress ou WooCommerce), indicamos a WOWF, que também pode te ajudar com algumas questões referentes a domínio.

5. Dúvidas frequentes

Como ter um site com WordPress?

Você precisará de uma hospedagem e de um domínio. Saiba mais: O que é domínio e o que é hospedagem?

O WordPress pode ser baixado gratuitamente no site: https://br.wordpress.org/txt-download/

Em seguida você deverá instalá-lo em sua hospedagem (entenda melhor mais abaixo), o que levará poucos minutos. Depois, é só escolher um modelo para seu site e começar a cadastrar seu conteúdo!

Confira nossa lista de modelos para sites, lojas virtuais e blogs.

OBS: Vale reforçar que wordpress.com é diferente de wordpress.org. O wordpress.com é uma versão mais simplificada do wordpress.org (citado aqui), que pode ser instalado em um servidor e personalizado à vontade.

Posso ter uma loja virtual com WordPress?

Sim, basta utilizar o WooCommerce!


O que é necessário para ter meu site com WordPress e quais são os custos?

Como dito acima, o WordPress é grátis. Sendo assim, restam os seguintes investimentos:

  1. Um domínio, que custa em média R$ 50,00 por ano.
    Onde comprar um domínio (.com.br, .com, .net etc)
  2. Uma hospedagem – nesse caso o preço varia bastante. Na WOWF você encontra planos a partir de R$ 19,90 mensais.
    Saiba mais sobre hospedagem
  3. Um template, ou modelo (ou até mesmo tema), que será, basicamente, o visual do seu site. Esse valor também varia bastante.

6. Preciso de ajuda profissional

Não conseguiu deixar o site do jeito que você queria? Não tem problema! A gente sabe que algumas coisas podem ser complicadas – ou que simplesmente seu foco está em sua empresa, não havendo tempo para construir seu próprio site.

Se você não encontrou o modelo ideal para seu site, blog ou loja virtual, talvez o ideal seja contratar um profissional para criar um modelo personalizado para você.

Para isso nós recomendamos Fabio Lobo, parceiro e idealizador da FicaOn.

Ao clicar no link você pode ver os serviços prestados, que vão da identidade visual à manutenção mensal.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário