6 ideias para vender plantas e flores pela internet

Quer ter uma floricultura online? Confira nossas dicas para vender plantas e flores na internet e comece seu negócio!

Pode até parecer inimaginável, mas é possível sim vender plantas e flores pela internet. Além de ser um bom negócio para quem está começando é também uma boa dica para os empresários do ramo que buscam por inovação.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o mercado de flores está em constante crescimento no Brasil. Apesar das crises financeiras do país, o empreendedor da área pode ver seu comércio aumentar em até 9%.

E para subir ainda mais no número de vendas, o empreendedor precisa estar em constante inovação. Por isso, a venda online vem como uma forma de deixar o seu negócio de plantas e flores a frente dos concorrentes.

Dentro dessa proposta, trazemos seis ideias para que a vender plantas e flores na internet. A seguir você pode conferir mais detalhes sobre esse tema.

1. Criar um site

Antes de mais nada, crie um site para a sua loja virtual de flores e plantas. Esse deve ser o pontapé do seu negócio online, pois é através dessa plataforma que seus possíveis clientes vão encontrar os serviços.

Para isso, você pode criar um site do zero ou contratar empresas que prestam esse tipo de trabalho. Uma outra maneira é comprar um template do seu interesse através do Themeforest, conforme recomendamos por aqui na FicaOn. A seguir, separamos alguns exemplos que podem funcionar perfeitamente para o seu negócio.

Loja virtual de bouquets

Esse tipo de template é ideal para peças do segmento de cerimônias de casamentos. Mas como flores e plantas fazem parte da decoração desses eventos, ele também se encaixa para uma floricultura online.

Nesse sentido, ele pode servir tanto como um catálogo das peças disponíveis como também um e-commerce. Além disso, possui um layout responsivo, se adaptando ao tipo de tela em que ele é apresentado (computador, tablet ou smartphone).

Loja virtual criativa

Nesse caso, o nome criativo não se refere ao adjetivo, mas sim as criações propriamente ditas. Dessa maneira, a ideia central desse template é destacar as imagens que são colocadas em exposições no site.

E é exatamente por valorizar as imagens que a loja virtual criativa é ideal para o comércio de flores e plantas. Além disso, também se trata de um template responsivo, ajustando-se as diferentes telas.

Loja virtual padrão

Por fim, mas uma dica de template para montar sua floricultura online: a loja virtual padrão. Esse tipo de layout funciona para destacar imagens e promoções, principalmente na página inicial.

Também se trata de um tipo responsivo, adaptável aos diferentes dispositivos por onde os clientes acessam. E por ser padrão, serve para a maioria de e-commerce.

2. Investir em boas fotografias

Depois que o site já estiver pronto, está na hora de deixá-lo alimentado com todos os produtos disponíveis. Para isso, você deve investir em boas fotografias do seu produto, pois só assim você há de convencer o público.

Nesse sentido há dois caminhos a seguir: o primeiro é contratar profissionais da área para ter um material de qualidade e assim atrair mais cliente ou se especializar na arte fotográfica e fazer as próprias fotos dos produtos.

3. Divulgar nas redes sociais

Estar na internet por meio de um site pode não ser o suficiente se você não trabalha a sua marca em outros espaços digitais. Sendo assim, é recomendado criar redes sociais que levem o cliente diretamente para o seu e-commerce.

Com isso, você aproveita as ferramentas disponíveis na internet, sendo muitas delas de graça. Ao mesmo tempo que divulga seu trabalho, também aumenta as chances de ter mais clientes.

4. Trabalhar com fornecedores confiáveis

Essa dica deve ser seguida a todo custo, pois trabalhar com fornecedores confiáveis é essencial para ter um comércio de vida longa. Sendo assim, caso você mesmo não cultive as plantas, escolha algum fornecedor que trabalhe com responsabilidade e zelo.

5. Pensar nas especificidades desse negócio

Trabalhar na internet tem suas vantagens, mas também exige dos vendedores alguns cuidados. Por exemplo, como ficaria a questão de envios dos pedidos? Com isso, você deve pensar se é viável abrir um negócio para todo Brasil ou, a princípio, na região onde mora.

Desta maneira, é recomendado iniciar aos poucos. Pensando em uma região restrita e com o passar do tempo aumentando o público para outras áreas do Brasil. Assim, atendendo de forma cuidadosa cada pedido.

6. Aposte em variedade de produtos

Por último, mais uma dica valiosa: busque uma variedade de produtos para atrair uma maior quantidade de clientes. Mas calma, comece sempre aos poucos e vá sentido como está o comércio. Se o foco é a venda de plantas e flores, ofereça exatamente isso.

Em seguida, vá melhorando o catálogo de produtos. Primeiro aposte em diferentes espécies de plantas e flores. Em seguida, adicione a sua loja online outros itens relacionados à jardinagem, como por exemplo: adubo, vasos decorativos, regadores, pás etc.

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário