5 dicas para montar seu primeiro site

Precisando montar seu primeiro site? Confira as dicas da FicaOn e veja como é fácil e barato criar um site! Tenha seu negócio online hoje mesmo!

Precisando montar seu primeiro site? Certamente você está cheio de dúvidas e até mesmo pensando que vai ter um trabalhão, não é mesmo?! Afinal, criar um site demanda tempo, experiência, paciência e por aí vai…

Calma, montar um site é fácil – mais do que você imagina! Reunimos algumas dicas e sugestões para te ajudar. Confira!

Como montar seu primeiro site

São cinco dicas bem fáceis, práticas e muito valiosas para você que quer criar um site. Não importa se é o primeiro ou o décimo, essas dicas servem para todos! Vamos lá?

1 – Colete todo o conteúdo

O primeiro passo para montar um site é coletar (e/ou criar) todo o conteúdo e materiais que serão necessários nele. Tire fotos, crie os textos, colete logos e informações sobre os parceiros, reúna os materiais impressos de sua empresa… tudo mesmo!

É importante que você faça isso primeiro, assim você poderá estruturar seu site. Ou seja, você já vai saber quais páginas serão necessárias, o que precisará ser feito, o que o site deverá ter em cada seção e por aí vai. Se você deixar esse item para depois, as chances de você se frustrar com seu site ou precisar de diversos ajustes são enormes. Acredite, de todas as nossas dicas para criar um site, essa é a mais importante!

2 – Escolha o tipo de site

Agora que você tem todo o conteúdo em mãos é hora de escolher qual tipo de site é mais adequado para seu negócio. Se sua empresa é prestadora de serviços, talvez um site institucional ou um portfolio sejam os tipos mais adequados. Se seu negócio é vender produtos, uma loja virtual para vendas online ou um catálogo virtual apenas para apresentação de seus produtos seria a opção ideal. Agora, se você é consultor ou trabalha com conteúdo, criar um blog pode ser a melhor escolha.

Lembrando que, ao montar um site, você pode tê-lo com um blog e uma loja virtual, tudo junto. Ou então uma loja virtual com blog, ou um site com blog… são várias as opções, o importante é ter certeza de qual se adequa melhor ao seu negócio. E por isso é importante ter todo o conteúdo em mãos primeiro, assim você não terá dúvidas sobre qual tipo de site escolher.

3 – Escolha o design

Agora vem a parte prática para você que quer criar um site: o design! Há diversas formas para você escolher um design para seu site, mas a ideal é analisar a concorrência – assim você vai saber exatamente o que outras empresas do seu ramo estão fazendo e adaptará seu site a uma realidade no mercado. Não adianta montar um site parecido com o site de uma empresa de um segmento completamente diferente, porque isso poderá prejudicar seu negócio. E, veja bem, nossa dica não é copiar um site do seu nicho, e sim buscar inspirações para criar um site totalmente novo. Até porque plágio é crime – mesmo que você não esteja copiando o conteúdo ou se fazendo passar por outra empresa, você está copiando o design, o trabalho de um profissional, a identidade visual de outra empresa e por aí vai.

Você também precisará decidir como vai montar um site. Você tem experiência o bastante para fazê-lo sozinho? Que tal contratar uma agência ou um profissional web designer, por exemplo, para isso? Dentre todas as opções disponíveis, certamente ter um site pronto é a mais rápida e barata de todas. Um site pronto é exatamente o que o nome já diz: você escolhe um modelo de site pronto para utilizar e só precisará cadastrar seu conteúdo e inserir seu logo, por exemplo. Como você pode ver no item acima, a FicaOn selecionou diversos modelos prontos, todos para WordPress! Confira nossa seleção de modelos de sites, lojas virtuais e blogs.

4 – Publique seu conteúdo

Site pronto? Então é hora de publicar todo o seu conteúdo! Como dito acima, só por você ter feito todo o conteúdo antes de tudo, essa parte vai ser muito mais fácil: todo o site já foi montado para receber o conteúdo. Está tudo pronto, já que você estruturou tudo logo no começo.

Dessa forma, você não vai ter dor de cabeça com ajustes e refações ao montar seu primeiro site. Além disso, o processo de criar um site não vai só parecer mais rápido, mas vai ser mais rápido – isso porque você já tinha tudo em mente, tudo planejado.

5 – Divulgue seu site

Pronto, você montou um site. Mas não para por aí, né?! É preciso divulgá-lo! Utilize redes sociais, envie e-mail marketing para seus clientes (nunca, jamais faça spam – e comprar mailings é uma prática de spam também, então envie e-mails apenas para quem autorizou que você fizesse isso), crie materiais impressos e divulgue no boca-a-boca também!

Marketing digital e SEO são maneiras muito eficientes para divulgar seu negócio. Se você for seguir essas estratégias, é importantíssimo que seu site ou loja virtual tenha um blog, e que o conteúdo seja atualizado constantemente tanto lá quanto em suas redes sociais. Mais uma vez a importância de você criar o conteúdo em primeiro lugar: você vai saber se terá pauta e tempo o suficiente para um blog e atualizações em redes sociais.

Montar um site com WordPress

Gostou das dicas para montar um site? Você deve ter percebido que a maneira mais fácil, rápida e barata para criar um site e através da opção de site pronto. E também viu que aqui na FicaOn sugerimos vários modelos de sites, blogs e lojas virtuais para WordPress.

Tá esperando o que para montar seu primeiro site e deixar seu negócio on?

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário