5 dicas para criar blog

Quer criar blog? Confira 5 dicas para criar blog e seja um blogueiro profissional, mesmo que escrever seja apenas um hobby para você!

criar blog

Criar blog não depende apenas de ter uma ideia de conteúdo e outra de visual em mente: é preciso levar várias coisas em consideração. Por exemplo, seu conteúdo será com foco em um nicho ou em um assunto? Ou tratará sobre vários assuntos? Para qual público? Você conseguirá escrever posts novos com qual frequência? E sua interação com seus leitores, como será?

Calma, falaremos mais sobre cada uma dessas coisas abaixo!

5 dicas para criar blog

Reunimos as 5 principais dicas para você criar blog sem muitas preocupações. Vamos lá?!

1. Foco no conteúdo

Manter um foco é imprescindível. Se você criar blog sobre automóveis, começar a dar receitas de bolo não fará muito sentido, certo? Defina um assunto, segmento ou nicho e foque nele!

Aliás, é interessante observar que um blog de nicho costuma fidelizar mais o leitor, já que ele trata de um assunto específico para um público específico. Isso é bom pois irá gerar maior interação, e os anunciantes também adoram um público segmentado!

2. Conteúdo próprio

Pra que criar blog com conteúdos de outros blogs ou sites se esses conteúdos já existem, não é mesmo? Além de ser plágio, vai ficar parecendo que sua intenção é apenas ganhar em cima do trabalho dos outros.

Crie seu próprio conteúdo e cite a fonte sempre que utilizar um trecho de conteúdo de outro lugar – inclusive, lembre-se de pedir autorização antes. Só há pontos negativos ao copiar conteúdos, e você pode até mesmo ser processado por isso. Mas o mais importante é criar algo diferente, único, dando assim um motivo para as pessoas começarem a acompanhar seu blog – afinal, se é pra acompanhar um blog que fala a mesma coisa que outros blogs, melhor não…

3. Frequência e periodicidade

Ao criar blog, defina uma quantidade de posts por semana e, de preferência, dias e horários específicos durante a semana para postar. Assim, seu leitor saberá quando haverá conteúdo, e não ficará frustrado ao acessar o blog e ver que não há nada novo, por exemplo.

O ideal é que um blog seja atualizado pelo menos 2 vezes por semana. Se você não conseguir manter um mínimo de postagens, experimente convidar mais pessoas para postar com você, ou até mesmo abrir a possibilidade de seus leitores te enviarem textos.

4. Público alvo

Ter em mente qual é seu público é imprescindível. Afinal, ao criar blog você já tem seu foco, seu assunto principal. Mas não adianta escrever sobre ele com uma linguagem que o público que consome esse tipo de assunto não está acostumado.

Conheça seu público e o trate com respeito! Seu blog depende dos seus leitores, seja para consumir seu conteúdo e para clicar nos banners dos seus anunciantes.

5. Interação

Ainda sobre o público, interagir é essencial. Não tem coisa pior do que criar blog, ter um sistema de comentários em seu blog e deixar seus leitores falando sozinhos. Responda seus comentários, e-mails e todos os outros canais que utilizar. Faça enquetes, sorteios… converse com seu leitor!

Se você tem redes sociais apenas para divulgar o conteúdo de seu blog, informe na descrição que você não responderá dúvidas por ali, por exemplo. Mas, ainda assim, é recomendável que você observe seus canais pelo menos uma vez por dia para falar com seus seguidores.

Criar blog

Agora que você tem as principais dicas, não perca mais tempo: é hora de criar blog!

Na FicaOn você pode escolher um modelo para seu blog em WordPress e criá-lo de maneira profissional e barata!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário