10 dicas para criar um site

Confira as dicas da FicaOn para você criar um site de sucesso. Aproveite nossa seleção de modelos para WordPress e fica on!


site clean

Na FicaOn seu site já está pronto! Nossa seleção de modelos para WordPress e WooCommerce foi definida após diversos estudos na área, então escolhemos tudo tendo em vista uma estrutura adequada para as necessidades de seu negócio.

Sendo assim, ao criar um site, você deve se preocupar apenas em instalar o template e cadastrar um conteúdo de qualidade. Abaixo, confira algumas de nossas dicas, que também servem para você que quer criar uma loja virtual ou até mesmo criar um blog!

Dicas para criar um site

1. Faça pesquisas para seu negócio

Quem entende do seu negócio melhor do que você, empreendedor? Pesquise informações relevantes que possam ajudar na construção do seu empreendimento, analise seus concorrentes e destaque todos os pontos fortes e fracos. Seus concorrentes podem ser utilizados como referência para seu site também, pois você deve analisar como o site deles foi planejado, quais páginas foram criadas e tudo mais. Além disso, observe suas redes sociais para entender como a comunicação deles é feita. A partir de toda essa pesquisa, monte uma estratégia ainda melhor!

2. Seja claro para seu público

Como dito acima, você entende tudo sobre seu negócio… mas e seu consumidor? Provavelmente não. Ou seja, o que é óbvio para você, pode não ser para seu cliente. Trabalhe seus textos, sua comunicação no geral, de forma que as informações estejam claras, precisas e até mesmo didáticas para não haver dúvidas. Não use termos muito técnicos, ou se usar explique o que significa. Na FicaOn mesmo nós quase não falamos sobre nada técnico. Sabe por quê? Nosso objetivo é que você foque em seu negócio, deixando toda essa parte de criar um site com a gente – e por isso já entregamos uma lista com diversos modelos prontos para você usar!

3. Priorize textos curtos e diretos

A dica acima diz para você falar tudo sobre seu negócio de forma clara, para que seu cliente possa entender. Detalhe tudo, mas não exagere: faça textos curtos e diretos, passando apenas o que é imprescindível. Também trabalhe sinônimos de forma com que o usuário tenha mais facilidade de entender seus produtos, por exemplo (aqui um exemplo bem básico: você vende “lingeries”, mas muita gente vai procurar por “calcinhas”).

4. Facilite o contato

Tenha sempre formas de contato (e, se for o caso, seu endereço) visíveis em todas as páginas do seu site. O recomendável é que estejam no rodapé do seu site, mas também crie uma página com formulário para contato e outra com o mapa da localização da sua empresa. Na seleção da FicaOn praticamente todos os modelos já vêm com essa opção pronta!

5. Tenha uma identidade visual

Identidade visual não tem a ver com seu site ser bonito ou ter as cores combinando, mas tem a ver com harmonia. Utilize cores que façam sentido para sua comunicação visual e não abuse delas. Toda marca tem uma combinação de cores, tipografia, sons e até mesmo ilustrações que constróem uma identidade visual e facilita a identificação por parte do cliente. Quando você vê um comercial do Itaú, por exemplo, já sabe que é da empresa mesmo antes de mostrarem a marca, já percebeu? Isso porque a comunicação deles é padronizada, ou seja: eles têm uma identidade visual e a seguem como regra para sua comunicação.

6. Crie seu próprio conteúdo

Tenha em mente uma coisa importante: Plágio é crime (e, além disso, conteúdos copiados de outros sites são mal posicionados em buscadores como o Google). Jamais copie textos, imagens e quaisquer outros materiais de outros sites, profissionais ou empresas. Faça seu conteúdo, crie sua identidade. Seja exclusivo, original, isso agrega valor ao seu trabalho, dá vida ao seu negócio.

Leitura recomendada: 5 motivos para você não copiar um conteúdo na íntegra

7. Mostre que você é um especialista

Além de mostrar para seu público que você entende do assunto, buscadores como o Google avaliam conteúdos especializados (ou seja, com conteúdo mais rico) como mais relevantes nas buscas. Então, além de ganhar credibilidade com seus clientes e tornar-se referência no seu negócio, você ainda pode ter uma visibilidade maior!

8. Seja ativo em redes sociais

Não crie perfis nas redes sociais e deixe-os parados, ou utilize-os apenas para divulgar posts de seu blog automaticamente: participe das redes sociais. Atenda seus clientes, crie conteúdos interativos, faça promoções, aproxime seu público. Como isso, além de entender melhor seu cliente, você irá modernizar sua marca, estará presente onde seu consumidor está e poderá explorar diversas oportunidades.

9. Conquiste o mercado local

Mesmo que você tenha uma loja online que irá vender produtos para todo o Brasil, comece focando em seu bairro e/ou cidade. Conquiste o mercado local e tenha uma base sólida para conquistar o restante!

10. Uma imagem vale mais que mil palavras

Na FicaOn nós selecionamos diversos modelos pensando primeiramente na usabilidade do site, mas também nos preocupamos com as aparências pois sabemos que um visual agradável faz a diferença para o visitante (e sites “feios”, ou mal feitos, são considerados como amadores e afastam clientes, que não veem muita confiança no site). Você não vai precisar se preocupar com isso ao criar um site com um dos templates que indicamos, já que essa parte já está pronta, mas ao cadastrar o conteúdo de seu site provavelmente irá precisar de imagens para seus serviços e produtos. Se não puder pagar por um fotógrafo, busque por bancos de imagens gratuitos ou até mesmo pelos pagos, que são baratinhos e contam com imagens bonitas e atrativas. Se você precisa fotografar seus produtos, tente utilizar uma câmera com resolução boa e preocupe-se com a iluminação do local e o ambiente onde as fotos serão feitas.

Com essas 10 dicas você certamente terá sucesso ao criar um site!

Tags:

Comente!