Catálogo virtual: divulgue os produtos de sua loja online

Crie um catálogo virtual para divulgar seus produtos em uma loja online com ou sem meios de pagamento caso você não queira vender na internet!

Sabe quantos clientes sua loja está deixando de ter porque seu negócio não está na internet, como em um site ou em um catálogo virtual? Bom, não conseguimos pensar em um número, mas sim em uma palavra: muitos!

Mesmo que você não queira vender seus produtos online, seu negócio precisa estar na rede – afinal, a internet é o meio mais utilizado para pesquisas sobre produtos e serviços. Que tal divulgar seus produtos em um catálogo virtual?

O que é um catálogo virtual?

Um catálogo virtual é um site que exibe todos os produtos com suas informações de maneira completa. Se assemelha a uma loja virtual, mas normalmente não há a opção de compra – o site é meramente informativo.

Por exemplo, se você tem uma loja de materiais para construção em seu bairro, quer divulgá-la mas não trabalha com entrega (ou seja, só vende para os clientes que vão até sua loja), o ideal é que seu site tenha um catálogo com os produtos sem a opção de pagamento online. Assim o cliente irá encontrar sua loja na internet, pesquisar se há o produto que ele procura e assim entrará em contato com você ou irá até sua loja.

Catálogo virtual ou loja online: qual é melhor?

Tudo depende do seu modelo de negócio. Como ilustrado no exemplo acima, um catálogo virtual é ideal para quem só faz vendas presenciais. Em uma loja virtual o cliente faz a compra e o pagamento diretamente pelo site, sem precisar sair de casa.

Sendo assim, não há uma opção “melhor” ou “pior” – dependendo de como você trabalha, uma das duas opções será a ideal. E se você optar por um catálogo online, futuramente poderá transformá-lo em uma loja virtual – e vice-versa!

Modelos de catálogo virtual com WooCommerce

loja virtual catalogo

Lojas online precisam priorizar os produtos. Algumas lojas virtuais têm um template com uma estrutura não muito focada em vendas, mas sim na apresentação de informações dos produtos.

Uma loja virtual catálogo é uma loja que pode ou não vender produtos, mas que normalmente é usada sem a opção de vendas, tornando-se um catálogo online.

Se você precisa de uma loja assim, praticamente qualquer modelo de WooCommerce poderá servir bem!

Veja uma seleção de temas para WooCommerce abaixo:

  • The Retailer: um dos temas mais populares do WooCommerce para WordPress. Se não gostar, você pode pedir seu dinheiro e volta em até 30 dias.
  • Shopkeeper: design simples e o catálogo de produtos são algumas de suas melhores características;
  • Helion: ter o SEO bem feito, como nesse caso, é uma maneira de atrair mais público para seu e-commerce através de buscas orgânicas;
  • The Hanger: uma série de ferramentas de personalização fazem desse site um catálogo online com a cara do seu negócio.

Por que ter um catálogo virtual?

Imagine um catálogo de produtos online. É isso! Com um catálogo online é possível divulgar e exibir informações sobre seus produtos. Também é possível ativar a opção de venda online, transformando o catálogo em um e-commerce.

A página inicial do modelo de loja virtual catálogo traz uma área grande para três banners de destaque, e logo abaixo uma lista de produtos em destaque – alguns têm estrutura diferente, deixando o design mais dinâmico.

Ideias para catálogos de produtos ou serviços

Como dito anteriormente, um catálogo online pode ter função apenas de catálogo, sem opção de pagamento online, e também pode ser um site de vendas.

E-commerce

Você pode vender diversos produtos online. Exemplos:

  • Loja virtual de materias de construção
  • Loja virtual de produtos de beleza
  • Loja virtual de flores

Catálogo online

Você pode divulgar informações de seus produtos, por exemplo, e dar a opção de os visitantes do seu site entrarem em contato para pedir um orçamento. Exemplos:

  • Catálogo online de cosméticos
  • Catálogo online de livros
  • Catálogo online de colchões

Veja mais