5 erros ao criar um site

Publicado em 09/02/2017 às 15h00

erros ao criar um site

Todo mundo dá dicas sobre como criar um site profissional. Mas e em relação aos erros ao criar um site? Também é importante saber sobre eles, certo?!

Selecionamos os cinco principais erros que podem deixar seu site amador. Confira!

Erros ao criar um site

São muitos, mas decidimos selecionar os que acreditamos ser os principais. Os erros listados aqui também servem para refletir e te darão uma percepção maior sobre diversos problemas – assim, você passará a ter mais sensibilidade para encontrar outros erros ao criar um site. Vamos lá?

1. Design ruim

Se sua principal preocupação – e dificuldade – está sendo como deixar o site mais bonito, provavelmente você está com um problema maior do que imagina.

Recentemente nosso parceiro escreveu sobre o assunto: Design não tem que ser bonito. Isso porque "bonito" é subjetivo, logo, o que pode ser bonito para você pode ser "ok", feio ou horrível pra outras pessoas.

Um design bom é um design com boa estrutura, fácil de carregar, com cores que respeitem a identidade visual da marca e não atrapalham a leitura e nem causam desconforto, com fontes legíveis e de tamanhos sem exageros e por aí vai. Se seu foco é criar um site bonito, você vai acabar criando um site amador: um site não é uma "obra de arte", é algo que precisa ser funcional, que precisa ser planejado cuidadosamente para vender seus serviços, produtos e ideias. Não se preocupe com um site feio, até porque isso pode ser só impressão sua também. Pesquise sobre conceitos de design e usabilidade para criar um site profissional.

2. Peso e lentidão

Se seu site precisar de muitas imagens ou vídeos, pode ter certeza de que ele será pesado e lento. Já pensou como será acessar um site desses no smartphone, utilizando 3G? Imagina quantos potenciais clientes você irá perder com isso!

É realmente preciso que seu site tenha tantas fotos e vídeos? Se sim, faça um planejamento para que seu site não precise exibir muitas fotos e vídeos na mesma página – use paginação, mostre apenas o que for necessário, separe o conteúdo em várias páginas e por aí vai. Mas peso e lentidão não é só isso: excesso de códigos (principalmente javascript) e anúncios podem causar isso também.

Um site lento e pesado é um site amador. Pesquise sobre otimização, tente reduzir ao máximo o tamanho de tudo para, aí sim, você criar um site profissional.

3. Irritabilidade

Você sabe o que irrita o usuário? Bom, são várias coisas. As principais delas: site com música, site em flash, excesso de anúncios, sites lentos e pesados (olha aí!), popups...

A não ser que seu site seja uma rádio online ou o site da sua banda, por que colocar música nele? Alguns usuários navegam a internet ouvindo música, ou então acabaram de ver um vídeo antes de entrar em seu site. Imagina o quão incômodo será para eles a "surpresa" com uma música tocando de fundo (e muitos sites nem dão a opção de pausar)?! Vídeos em auto-play também irritam bastante, sabia?

Em relação ao flash, é uma tecnologia obsoleta que está sendo abandonada por muitas empresas (se você quer um site em flash, esqueça visitantes com iPhone e Android, por exemplo). Além disso, sites assim são pesados, difíceis de navegar, não é possível nem copiar o link de uma página para compartilhar... é irritante!

Se você está pensando em algo sem utilidade para seu site (música), algo obsoleto (flash) ou abusivo (anúncios em excesso), você terá um site amador. Seja objetivo e pense no seu usuário sempre, e aí você terá um site profissional.

4. Publicidade

Já falamos sobre isso nos dois tópicos acima – isso porque publicidade em excesso é um erro dos grandes. Não é por acaso que plugins de navegador como o AdBlock foram criados.

Primeiramente que, se você está criando um site para seu negócio, não tem por que colocar anúncios nele, certo? Até porque algum concorrente pode aparecer por ali, fora que algum anúncio pode distrair seu visitante e fazer com que ele saia do seu site e esqueça o que estava fazendo.

Agora, se você produz conteúdo, nada mais justo que rentabilizar seu site ou blog, por exemplo. Mas seja razoável: se você encher seu site de publicidade, ou colocar popups, anúncios que "seguem" o usuário, ou qualquer outro tipo de propaganda que possa atrapalhar a leitura ou navegação, você irá irritar os visitantes e começará a perdê-los. Aí, quem vai clicar nos anúncios do seu site?

A não ser que você queira um site amador, com todo tipo de banners possíveis (ou só alguns, mas daqueles que atrapalham bastante), faça estudos de posicionamento, veja como deixar os banners mais atrativos sem exageros. Aí sim você terá um site profissional.

5. Difícil e confuso

Esse erro, na verdade, é uma junção de todos os erros ao criar um site. Afinal, um site difícil e confuso pode ter qualquer um dos erros citados acima, além de outros possíveis problemas.

Se você reparou bem, citamos várias vezes a importância de se pensar no usuário/visitante do seu site. Afinal, são eles quem utilizam seu site, não você, certo?

Pense bem na estrutura do seu site. Faça com que o visitante possa acessar qualquer página com a menor quantidade de cliques possível. Pense que se ele levar mais de cinco segundos pra entender seu site ou encontrar o que procura, você perdeu um cliente. Acho que com esse parágrafo é possível resumir, em outras – e poucas – palavras, praticamente tudo o que foi dito nesse texto inteiro.

Um site difícil de navegar, confuso, pesado, com design ruim, com excesso de publicidade, dentre outras coisas que possam irritar um usuário, é um site amador. Se você pensar bem e não cometer nenhum desses erros, além de levar em consideração o parágrafo acima, parabéns: você terá um site profissional!

Dica de leitura: O livro Não Me Faça Pensar, de Steve Krug.

Criar um site profissional

A FicaOn é uma plataforma de construção de sites que oferece modelos prontos grátis para sites, blogs e lojas virtuais. Todos os nossos modelos foram desenvolvidos por profissionais através de diversas pesquisas e testes – ou seja, se você tem receio de cometer algum erro acima, nada melhor que utilizar algo que já está pronto e planejado, não é mesmo?

A mensalidade de nossa ferramenta, que inclui hospedagem, é de apenas R$ 19,90. Sabe o que é melhor? Você pode testar grátis por 15 dias.

Criar site!

Categoria: Criar site, Dicas

Enviar comentário

voltar para Blog

show tsN fwR fsN center|left fwR tsN|left show fwR tsN|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase tsN c15|b01 c05|login news fwR normalcase c15|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner|left fwR tsN|news fl login fwR normalcase c15
Envie uma mensagem pelo Facebook Messenger Dúvidas?